Entre a heterogênese e o mercado

“Barbies Olímpicas”, Pitboys e Cyborgs

Autores

  • Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves Fabico/UFRGS

Palavras-chave:

Corpo. Media. Tecnologia. Cyborg.

Resumo

O presente artigo reflete sobre questões pertinentes ao indivíduo contemporâneo que tem nas performances corporais uma das formas de produzir identidade. Parte-se da definição do corpo como o do mutante; mutações proporcionadas pela tecnociência. Diferentemente dos modernos, corpo e sujeito hoje estão sujeitos a inúmeras identificações ao longo da vida, proporcionadas majoritariamente pelos media. O Brasil sofre uma “mestiçagem”: o corpo, através de uma aliança com a tecnociência, no fluxo das modas disseminadas via media, se mistura aos aparatos tecnológicos, às próteses. A mulher anunciada pelos media não cabe na morenidade, ela é a Barbie. Surge como contrapartida a esse modelo de mulher, um modelo de homem, o Pitboy. Ambos, na busca do corpo perfeito tornam-se híbridos entre organismo e máquina, cyborgs. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, Fabico/UFRGS

Professora doutora, Adjunto IV, do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Graduação em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora e Fotodocumentarista.

Referências

CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CASTELLANOS, Alejandro. Transmigraciones: la fotografía en México, 1989-2001. In: CASTELLOTE, Alejandro (Org.). Mapas abiertos: fotografía latinoamericana. Barcelona: Lunwerg Editores, 2003.

CASTRO, Fernando. Crossover dreams: remarks on contemporanylatinamerican photography. In: WATRISS, Wendy; ZAMORA, Lois (Ed.). Image and memory: photography from Latin America.Austin: Texas UP, 1998.

CONSEJO MEXICANO DE FOTOGRAFÍA. Convocatoria al Coloquio Latinoamericano de Fotografía. In: Hecho en Latinoamérica. Ciudad de México: Fotografía artística, 1978.

DEBROISE, Olivier. Fuga mexicana: un recorrido por la fotografía en México. Ciudad de México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2005.

FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: ______. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: USP, 2008.

GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía mexicana contemporánea e imaginarios colectivos. In: BÉJAR, Raúl; ROSALES, Silvano Héctor. La identidad nacional mexicana en las expresiones artísticas. Ciudad de México: Plaza y Valdés, 2008.

GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía mexicana contemporánea: un modelo para armar. In: DUEÑAS, MariaBenitéz (Org.). Hacia otra historia del arte en México: disolvencia, 1960-2000. Ciudad de México: Conacultura, 2004.

FONTCUBERTA, Joan. Introducción. In: FONTCUBERTA, Joan (Org.). Estética fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Gili, 2007.p. 15-47.

FOX, Lorna Scott. Anthropoetry: documentaryphotography in México. In: Poliester, Ciudad de México, v. 2, n. 5, p. 16-17, 1993.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

MEYER, Pedro. Unas reflexiones sobre la fotografía latinoamericana. In: CONSEJO MEXICANO DE FOTOGRAFÍA. Memorias del Primer Coloquio Latinoamericano de Fotografía. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes, 1978.

MORALES, Alfonso. La venus se fue de juerga: ámbitos de la fotografía mexicana. In: KRINSKY, Emma Cecilia (Org.). Imaginarios y fotografía en México.Barcelona: Lunwerg Editores, 2005.

MRAZ, John. Looking for Mexico: modern visual culture and national identity.Durham: Duke University, 2009.

NARANJO, Juan. Introducción: medir, observar e repensar. In: NARANJO, Juan (Org.). Fotografía, antropología y colonialismo: 1852-2006. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Como Citar

Pereira Gonçalves, S. M. L. “Entre a Heterogênese E O Mercado: ‘Barbies Olímpicas’, Pitboys E Cyborgs”. Intexto, nº 30, julho de 2014, p. 150-65, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/39532.

Edição

Seção

Artigos