O corpo intersex e a politização do abjeto em XXY

Autores

  • Leandro Colling Professor adjunto da UFBA e coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA)
  • Matheus Araujo dos Santos Mestrando da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) e pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA)

Palavras-chave:

Intersex. Cinema. Queer. Abjeção.

Resumo

O que nos pode dizer o corpo intersex? Como este debate se amplia ao tratarmos de sua representação nos meios de comunicação, especialmente no cinema? No presente trabalho, a partir do filme XXY, dirigido por Lucia Puenzo, problematizamos estas e outras questões relacionadas aos corpos e desejos desviantes. Com um discurso subversivo e antipatologizante, XXY propõe um olhar atento em relação às subjetividades de tais vivências. Defendemos que o filme, em ressonância com os estudos queer, está atento para a politização dos corpos abjetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Colling, Professor adjunto da UFBA e coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre as sexualidades, gêneros e as culturas. É presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, gestão 2011-2012, e integrante do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, do governo federal.

Matheus Araujo dos Santos, Mestrando da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) e pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA)

Graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), mestrando da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) e pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA)

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Colling, L., e M. A. dos Santos. “O Corpo Intersex E a politização Do Abjeto Em XXY”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 264-81, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/23061.

Edição

Seção

Artigos