Jornalismo móvel e hiperlocal: a experiência do PorAqui em Pernambuco

Autores

  • Carolina Dantas Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco
  • Sheila Borges de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Gouveia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98234

Palavras-chave:

Jornalismo móvel, Jornalismo hiperlocal, Cultura participativa, Repórter-amador, PorAqui

Resumo

O jornalismo móvel e hiperlocal se fortalece diante da cultura da convergência, que possibilita a pluralidade de produção de notícias locais a partir do estímulo à participação com a produção de conteúdos pelos usuários. Este artigo problematiza como o PorAqui constituiu uma experiência de jornalismo móvel, hiperlocal e colaborativo. Para isso, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica dos conceitos-chave da proposta, como convergência, cultura participativa e jornalismo hiperlocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Dantas Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. Doutora em Comunicação Social, mestra em Sociologia e Jornalista

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, especialista em História Contemporânea, Jornalista e Publicitária

Diego Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Comunicação Social, mestre em Comunicação Social, Jornalista

Referências

BARBOSA, Suzana. Convergência jornalística em curso: as iniciativas para integração de redações no Brasil. In: RODRIGUES, C. (ORG.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Editora Sulina, 2009.

BORGES, Sheila. O repórter-amador. Recife: Cepe, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CARVALHO, Juliano Maurício de; CARVALHO, Angela Grossi de. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: BRONOSKY, Marcelo Engel; CARVALHO, Juliano Maurício de (Orgs.). Jornalismo e convergência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

DELWICHE, Aaron; HENDERSON, Jennifer Jacobs. The participatory cultures handbook. New York/London: Routledge, 2013. p. 3-8.

FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecilia; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry. Spreadable Media. New York: New Yor University Press, 2013. 349 p.

LÉVY, Pierre. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. FAMECOS, n. 13, dez. 2000.

MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação e jornalismo. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker editores, 2002.

MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. 2003. Tese (Douturado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Salvador. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/producao_teses.htm. Acesso em: novembro de 2017.

MIRANDA, José Maria García de Madariaga. El periodismo em el siglo XXI: uma profesión em crisis ante la digitalización. Madrid: Editorial Dykinson, SL, 2008.

MOREIRA, Diego Gouveia; LIMA, Cecilia Almeida Rodrigues. Novas narrativas televisivas e universos transmídias. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 14., 2012, Recife. Anais... Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0401-1.pdf. Acesso em: 21 nov. 2019.

OLIVEIRA, Sheila Borges de; MOREIRA, Diego Gouveia. Um resgate do jornalismo: do surgimento à imersão. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais... Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1755-1.pdf. Acesso em: 21 nov. 2019.

PELLANDA, Eduardo Campos. Reflexões sobre o Projeto Locast como experimento de plataforma móvel social. INTERCOM. Caxias do Sul, 2010.

POR AQUI. Disponível em: poraqui.com. Acesso em: 21 nov. 2019.

PRIMO, Alex. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, twitter, facebook e flipboard. Anais eletrônico. SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro, ECO-Universidade Federal do Rio de Janeiro, novembro de 2011. 1 CD-ROM.

SILVA , Fernando Firmino da. Jornalismo móvel digital : uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/13011/1/Fernando%20FIRMINO%20da%20Silva.pdf. Acesso em nov/2017.

SOSTER, Demétrio de Azevedo. Modelo para análise do jornalismo midiatizado. In: Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. SOSTER, Demétrio de Azevedo; SILVA, Fernando Firmino da (org.). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009, p. 120-140.

WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1987.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Figueiredo, C. D., S. B. de Oliveira, e D. Gouveia. “Jornalismo móvel E Hiperlocal: A Experiência Do PorAqui Em Pernambuco”. Intexto, nº 52, outubro de 2021, p. 98234, doi:10.19132/1807-8583202152.98234.

Edição

Seção

Artigos