Religião e ciberacontecimento: a polêmica das charges sobre o projeto “Gladiadores do Altar” da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94374

Palavras-chave:

Mídia e religião, Ciberacontecimento, Circulação, Intolerância religiosa, Igreja Universal do Reino de Deus

Resumo

Em março de 2015, o cartunista Vitor Teixeira publicou uma charge aludindo à polêmica sobre o projeto Gladiadores do Altar. Na imagem, um homem com capacete de gladiador e uma camiseta com o símbolo da Igreja Universal do Reino de Deus  enfia uma espada em uma mulher vestida de mãe de santo. O cartunista foi interpelado extrajudicialmente pela Igreja, que o acusou de “incitar ao ódio religioso”. O artigo enfoca o ciberacontecimento que envolve a polêmica em torno da publicação da charge na web e a circulação dos comentários dos interagentes em sites e portais que divulgaram notícias a respeito do ocorrido. O texto reconstrói o percurso de circulação desse ciberacontecimento a partir de notícias publicadas em nove portais brasileiros, tanto confessionais quanto não-confessionais, e de diferentes orientações políticas, que redundaram em 494 comentários envolvendo o assunto. Os resultados da análise dos comentários nas redes apontam que a defesa do direito de liberdade de expressão e de culto nem sempre vem acompanhada pelo reconhecimento do outro como alguém dotado dos mesmos direitos e digno de respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Roes Dalmolin, Universidade federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Fez estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (2014). Líder do grupo de pesquisa do CNPq Circulação midiática e estratégias comunicacionais. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e religião, imprensa católica, jornalismo, discurso midiático, comunicação e biopolítica. Atualmente coordena o projeto de pesquisa "Moralidades contemporâneas, fundamentalismos pós-modernos: a circulação dos discursos de ódio na mídia contemporânea"; e atua desde janeiro de 2018 como assessora de comunicação no Gabinete do Reitor da UFSM.

Leandra Cohen Schirmer, Universidade federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) na linha de Mídias e Identidades Contemporâneas. Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial pela mesma instituição. Durante a graduação foi bolsista CNPq de iniciação científica do projeto de pesquisa "Moralidades contemporâneas, fundamentalismos pós-modernos: a circulação dos discursos de ódio na mídia". Atualmente, é  bolsista CAPES e integrante do grupo de pesquisa "Comunicação em rede, identidades e cidadania" e da linha de pesquisa "Comunicação midiática e migrações contemporâneas" do MIGRAIDH".

Dairan Mathias Paul, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR), linha de pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade. É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS - objethos.wordpress.com). Mestre em Jornalismo pela mesma universidade, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovações no Jornalismo, quando foi bolsista CAPES. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrou o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Fronteiras de 2011 a 2013, período no qual foi bolsista FAPERGS.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Dalmolin, A. R., L. C. Schirmer, e D. M. Paul. “Religião E Ciberacontecimento: A Polêmica Das Charges Sobre O Projeto ‘Gladiadores Do Altar’ Da Igreja Universal Do Reino De Deus”. Intexto, nº 52, junho de 2021, p. 94374, doi:10.19132/1807-8583202152.94374.

Edição

Seção

Artigos