Conceito de autoria como intermédio para noções sobre arte e indústria

Autores

  • Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt Pós-Graduação em Estudos da Mídia - PPGEM - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Josimey Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.121-139

Palavras-chave:

Cinema. Star system. Autoria. Performance. Marca.

Resumo

O artigo discute o conceito de autoria no cinema como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria. Esta revisão crítica e histórica tem a intenção de interpretar a repercussão social da função simbólica da noção de autoria mediante marcas de renomados diretores, com observações sobre os efeitos desta distinção para o comércio do cinema global. Assume-se, ainda, um ponto de inflexão sobre o conceito de star system, deslocando a perspectiva dos atores e atrizes como estrelas para pôr em foco a condição de celebridade do diretor considerado autor como representação artística na história cultural do cinema. As inferências do artigo surgem como resultado de uma análise sobre os efeitos da concepção de autoria como marca de produtos cinematográficos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt, Pós-Graduação em Estudos da Mídia - PPGEM - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia - PPGEM/UFRN. Mestre em Ciências Sociais/UFRN. Graduado em Publicidade e Propaganda/Universidade Potiguar.

Josimey Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECOPÓS/UFRJ). É pesquisadora e docente nos programas de pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN) e em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). É membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura (Marginália/UFRN/CNPq), integrando a linha de pesquisa Comunicação urbana, corpo, estética e imagem. Atuou como professora no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN). Foi diretora da TV Universitária (TVU/UFRN) e Superintendente de Comunicação (UFRN). Participou como Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Urbanas da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Possui experiência profissional em jornalismo com ênfase em Videodifusão. Dirigiu o vídeo documentário "Imagem sobre Imagem: a Segunda Guerra em Natal". Publicou livros científicos e de contos, além de artigos e poemas em coletâneas e periódicos. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação Social, Antropologia, Semiótica da cultura, Complexidade, Cinema, Corpo, Corporeidade e Cidade. Colaboradora regular da agência de reportagem SaibaMais.

Referências

A CASA que Jack Construiu. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth 2018. (155min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. The house that jack built.

ALMEIDA, Carlos Helí de. Declaração nazista de Lars von Trier choca o festival de Cannes. Veja.com, São Paulo, 18 maio 2011.

ANDREWS, David. Theorizing art cinemas: foreign, cult, avant-garde, and beyond. Austin: University of Texas Press, 2014.

ANTICRISTO. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Polônia/França, 2009. (108min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. Antichrist.

BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura 1944 -1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Tradução: Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

BAUMANN, Shyon. Hollywood highbrow: from entertainment to art. New Jersey: Princeton University Press, 2007.

BITTENCOURT, Gustavo. Tendências do cinema de arte global no circuito de festivais internacionais. In: ALBANO, Sebastião Guilherme; BITTENCOURT, Gustavo; SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de Souza. Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na UFRN. Curitiba: Appris, 2018.

BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge, 2008.

CORRIGAN, Timothy. The commerce of auteurism. In: WEXMAN, Virginia Wright. Film and authorship. London: Rutgers University Press, 2003.

DANÇANDO no Escuro. Direção: Lars von Trier. Produção: Vibeke Windelov / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra/Estados Unidos, 2000. (140min) 1 DVD. Distribuição: Versátil Filmes. Dancer in the dark.

DYER, Richard. Stars. London: British Film Institute, 1998.

DOGVILLE. Direção: Lars von Trier. Produção: Vibeke Windelov / Dinamarca/Alemanha/Suiça/França/Noruega, 2011 (178min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes.

ELSAESSER, Thomas. European cinema: face to face with hollywood. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2005.

ELSAESSER, Thomas. The persistence of hollywood. New York: Routledge, 2012.

ELSAESSER, Thomas. The global author: control, creative constrainsts, and performative self-contradiction. In: JEONG, Seung-hoon; SZANIAWSKI, Jeremy (ed.). The global auteur: the politics of authorship in 21st century cinema. London: Bloomsbury, 2016.

FREY, Mattias. Extreme cinema: the transgressive rhetoric of today’s art film culture. New Jersey: Rutgers University Press, 2016.

GALT, Rosalind; SCHOONOVER, Karl. (ed.). Global art cinema: new theories and histories. New York: Oxford University Press, 2010.

GRAY, Jonathan. Show sold separately: promos, spoilers, and other media paratexts. NY: New York University Press, 2010.

GRODAL, Torben. Frozen flows in von Trier’s ouvre. In: GRODAL, Torben; LAURSEN, Iben Thorvin; LARSEN, Bente (ed.). Visual authorship: creativity and intentionality in media. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, University of Copenhagen, 2005.

HODSDON, Barret. The elusive auteur: the question of film authorship throughout the age of cinema. North Carolina: McFarland & Company, Inc, Publishers, 2017.

HOGG, Michael A.; VAUGHAN, Graham M. Psicología Social. Tradução: Marcela Haro Morando et al. 5. ed. Buenos Aires: Médica Panamericana, 2010.

KERMODE, Mark. The house that jack built review: a killer with room for improvement. The Guardian, Reino Unido, 16 dez. 2018.

KOVÁCS, András Bálint. Screening modernism: european art cinema, 1950-1980. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

MELANCOLIA. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Suiça/França, 2011 (125min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes Melancholia.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Tradução: Luciano Trigo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1989.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Tradução: Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

NEALE, Steve. Art cinema as institution. In: FOWLER, Catharine. (ed.). The European cinema reader. New York: Routledge, 2002.

NINFOMANÍACA, Vol 1. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra, 2013 (117min.). 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. Nymphomaniac Vol. 1.

NINFOMANÍACA, Vol 2. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra, 2013 (124min.). Distribuição: Califórnia Filmes Nymphomaniac Vol. 2.

OS IDIOTAS. Direção: Lars von Trier. Produção: Vinbek Windelov, Dag Alvebert / Dinamarca/Espanha/Suiça/Holanda 1998 (117min.) 1 DVD. Distribuição: Versátil Filmes. Idioterne.

PENAFRIA, Manuela et al. Propostas para a teoria do cinema: teoria dos cineastas. vol. 2. Covilhã: Editora LabCom – IFP, 2016.

PICADO, Benjamin; SOUZA, Maria Carmem Jacob de. Dimensões da autoria e do estilo na ficção seriada televisiva. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 53-77, maio/ago. 2018.

RUGG, Linda Haverty. Self-projection: the director’s image in art cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014.

SAYAD, Cecilia. Performing authorship: self-inscription and corporeality in the cinema. London: IB Taurus, 2013.

THE PLAYLIST. New, graphic “The house that jack built” posters are examples of Lars von Trier trolling at its finest, 26 september 2018. 2 cartaz, color. Disponível em: https://theplaylist.net/house-jack-built-posters-von-trier-20180926 . Acesso em 20/04/2019

WONG, Cindy Hing-Yuk. Film festivals: culture, people and power on the global screen. London: Rutgers University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Bittencourt, G. H. F., e J. C. da Silva. “Conceito De Autoria Como intermédio Para noções Sobre Arte E Indústria”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 121-39, doi:10.19132/1807-8583202048.121-139.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas