A Amazônia ‘nossa’ de cada dia no jornalismo de TV

Autores

  • Vânia Maria Torres Costa Universidade Federal do Pará Faculdade de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.91822

Palavras-chave:

Amazônia, Jornalismo, Televisão, Discurso, Região

Resumo

Este trabalho propõe como recorte analítico a construção jornalística sobre a Amazônia, enquanto espaço geográfico e político inserido no território brasileiro. A partir do conceito de “acontecimentos discursivos”, em Michel Foucault, buscamos caminhos para a análise do audiovisual televisivo, que nos mostra como a “região” é enunciada enquanto produção de sentido. Interessa-nos observar em que discursos e contextos é recortada, selecionada e exibida em rede nacional, a partir do Sudeste do país, o locus centralizador da produção televisiva brasileira. O corpus de análise são séries especiais de reportagens do telejornalismo da Rede Globo, de 2006 a 2016, a última década. Por meio dos caminhos da polinarrativa, que propomos como observação do audiovisual, observamos imagem em movimento, texto e som em modos de falar sobre a região como propriedade nacional, quando se vislumbra a Amazônia como questão que diz respeito à soberania do país. Os textos apresentam a região como objeto da colonialidade do discurso nacional, que privilegia um certo olhar em direção à periferia, como terra, ao mesmo tempo exótica e fracassada, que deve ser apropriada material e simbolicamente pelo centro político, econômico e cultural da nação, representado como apto a “ampará-la” em suas fragilidades.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Torres Costa, Universidade Federal do Pará Faculdade de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Comunicação - Jornalismo (UFPA). Tem 16 anos de experiência em docência do ensino superior, com atuação na pesquisa e na extensão. Atualmente é professora adjunta e vice-coordenadora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o projeto 'Estrada de Ferro Belém-Bragança: sujeitos, memórias e interações comunicacionais na Amazônia paraense'. É uma das coordenadoras do projeto Narramazônia - grupo de estudos e pesquisas sobre Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense - parceria entre UNAMA (PPGCLC) E UFPA (PPGCOM). Coordena o projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito, que discute Literatura, jornalismo e Negritude no Pará (UFPA/UNAMA). Tem longa experiência em produção, redação e gestão de processos em comunicação midiática (impressos, sonoros e audiovisuais). Já foi repórter, apresentadora, editora, chefe de reportagem e diretora de programa em emissoras de TV. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Tem interesse em comunicação, Jornalismo, Publicidade, televisão, cultura, identidade, Amazônia, narrativas, discurso, educomunicação, documentários.

Referências

AMARAL FILHO, Otacílio. Marca Amazônia: o marketing da floresta. Curitiba: CRV, 2016.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BARBOSA, Marialva. Percursos do olhar: comunicação, narrativa e memória. Niterói: EDUFF, 2007.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BECKER, Bertha K. Amazônia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998. 112p. (Série Princípios).

BENETTI, Márcia. Análise do discurso em jornalismo: estudo de vozes e sentidos. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 286p. parte II, cap. 1, p. 107-122.

CAMPBELL, Richard. 60 minutes and the news: a mythology for middle America. Urbana: University. of Illinois Press, 1991. (Illinois Studies in Comunications).

CARDOSO, Fernando Henrique; MULLER, Geraldo. Amazônia: expansão do capitalismo.

ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da "invenção do outro". In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber eurocentrismo e ciências socias: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, 2005)

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.

COSTA, Vânia Maria Torres; COSTA, Alda; AMORIM, Célia. A televisão e a polinarrativa do jornalismo audiovisual. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana Quatrin (org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas epistemológicas. Santa Cruz do Sul: Catarse: 2017. p. 264-277.

COSTA, Vânia Maria Torres. Quando a imagem fala e o texto grita: reflexões sobre modos de narrar no jornalismo televisivo. Cultura midiática, João Pessoa, v. 8, n. 2, jul./dez 2015

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel . A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001.

JORNAL NACIONAL. Caravana JN. Rio de Janeiro, Editora Globo, 2007. DVD duplo.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Vão surgindo sentidos. In: ORLANDI, Eni Pulcinelli (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993. 171p. p. 11-25.

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n. 55, set./dez. 2005.

RIBEIRO, Nelson de Figueiredo. A questão geopolítica da Amazônia: da soberania difusa à soberania restrita. Brasília: Senado Federal, 2005.

ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7.ed. Petróplis, RJ: Vozes, 2008. p. 343-389.

SOUZA, Márcio. Breve história da Amazônia: a incrível história de uma região ameaçada conta com o apaixonado conhecimento de causa de um nativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2001.

SOUZA, Márcio. A literatura na Amazônia: as letras na pátria dos mitos. Poligramas, Cali, n. 29, p. 9-26, jun. 2008.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Torres Costa, V. M. “A Amazônia ‘nossa’ De Cada Dia No Jornalismo De TV”. Intexto, nº 52, janeiro de 2021, p. 91822, doi:10.19132/1807-8583202152.91822.

Edição

Seção

Artigos