A economia da confiança: tecnologias de comunicação e processos de vinculação social

Autores

  • Ramon Bezerra Costa Doutor; Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.268-287

Palavras-chave:

Economia da confiança. Vinculação social. Tecnologias digitais de comunicação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a economia da confiança enquanto um processo de vinculação social, o que caracterizaria, na perspectiva adotada neste estudo, um processo comunicacional. As práticas que individualizam a chamada economia da confiança lembram as costumeiras trocas e empréstimos entre vizinhos, familiares e conhecidos, que passam a acontecer entre estranhos, requerendo que se confie em alguém que nunca se viu e constituindo experiências de intercâmbio de bens e serviços a partir de relações pouco usuais. Este estudo se vale de revisão bibliográfica e dos resultados de uma pesquisa realizada ao longo de quatro anos pelo autor deste artigo, cuja metodologia utilizou para levantamento de dados, principalmente, observação participante e entrevistas em profundidade. O texto começa analisando a economia da confiança enquanto um fenômeno comunicacional. Em seguida aborda o contexto no qual o fenômeno existe para, por fim, apresentar a proposta da economia da confiança, que segundo os resultados obtidos na pesquisa diz respeito a um particular processo de vinculação social que pressupõe três características: a dinâmica entre pares, impulsionada pelas tecnologias digitais de comunicação; a construção da confiança entre desconhecidos e a percepção de que existe abundância de recursos e não escassez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Bezerra Costa, Doutor; Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Abril, 2012.

ALGAR, Ray. Collaborative Consumption. Leisure Report, Brighton, april, 2007.

BAUWENS, Michel et al. Synthetic Overview of the Collaborative Economy. [s.l]: P2P Foundation; Rennes: Orange Labs, 2012.

BELK, Russell. You are what you can access: sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, [s.l.], v. 67, n. 8, 2014a.

BELK, Russell. Sharing Versus Pseudo-Sharing in Web 2.0. Anthropologist, London, v. 18, n. 1, p. 7-23, 2014b.

BENKLER, Yochai. Sharing Nicely: on shareable goods and the emergence of sharing as a modality of economic production. The Yale Law Journal, New Haven, v. 114, n. 2, p. 273-358, 2004.

BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

COSTA, Ramon Bezerra. Economia da Confiança: comunicação, tecnologia e vinculação social. Curitiba: Appris, 2018.

DIAMANDIS, Peter H.; KOTLER, Steven. Abundância: o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo: HSM, 2012.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

FELSON, Marcus; JOE L, Spaeth. Community Structure and Collaborative Consumption: a routine activity approach. American Behavioral Scientist, [s.l.], v. 21, n. 4, p. 614–24, 1978.

FOUCAULT, Michel. A Ética do cuidado de si com prática da liberdade. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. (Coleção Ditos e Escritos, V).

FUKUYAMA, Francis. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

GANSKY, Lisa. O futuro dos negócios é a “malha”. TED Talks. Vídeo (14min.40seg.). Jan. 2011.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

LAURENT, Olivier. Behind the Cover: How Many People Can Fit Into a Car. Time, New York, 29 jan. 2015.

RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron Books, 2001.

RIFKIN, Jeremy. Sociedade com custo marginal zero: a internet das coisas, os bens comuns colaborativos e o eclipse do capitalismo. São Paulo: Makron Books, 2016.

ROBBINS, Lionel. An Essay on the Nature and Significance of Economic Science. London: Macmillan, 1945.

SCHOLZ, Trebor. Platform Cooperativism: Challenging the Corporate Sharing Economy. New York: Rosa Luxemburg Stiftung, 2016.

SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana: Estudos de antropologia social, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005.

SIMMEL, Georg. The philosophy of Money. London: Routledge, 2004.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

SODRÉ, Muniz. A comunicação eletrônica é epistemóloga. [Entrevista cedida a] Rafael Grohmann. Revista Parágrafo, São Paulo, v. 1, n. 3, jan./jun. 2015.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: how the mass collaboration changes everything. New York: Portfolio, 2010.

WALSH, Bryan. Today’s smart choice: don’t own. Share. Time, New York, 17 mar. 2011.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Costa, R. B. “A Economia Da confiança: Tecnologias De comunicação E Processos De vinculação Social”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 268-87, doi:10.19132/1807-8583201947.268-287.

Edição

Seção

Artigos