O projeto Marcados, de Claudia Andujar: uma discussão sobre práticas e gêneros fotográficos

Autores

  • Daniela Nery Bracchi Universidade Federal de Pernambuco
  • Paula Soares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.268-291

Palavras-chave:

Fotografia. Retrato. Claudia Andujar.

Resumo

Este trabalho parte da análise plástica de retratos de indígenas realizados pela fotógrafa Claudia Andujar, de forma a explorar o sentido dessas imagens ao longo do tempo em seu percurso em diferentes suportes e contextos de exposição. O objetivo do trabalho apresenta-se como a análise da variedade de modos pelos quais esses retratos circulam e firmam-se como pertencentes a práticas interpretativas distintas. Para tal investigação, a metodologia utilizada é a análise dos níveis de significação propostos por Fontanille em sua pesquisa sobre as práticas semióticas e, mais diretamente, os desdobramentos realizados por Dondero & Basso Fossali ao proporem uma Semiótica da Fotografia. A análise atinge, principalmente, a conclusão sobre importantes mudanças no modo de interpretação dessas imagens no fotolivro e nas exposições, uma vez que se apresenta constantemente a tensão entre a apreensão dessas fotos enquanto documento e sua inscrição no âmbito artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Nery Bracchi, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Núcleo de Comunicação e Design da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Paula Soares, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal Fluminense

Referências

ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ANJOS, Moacir. Política da Arte. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2014.

BARDI, Pietro Mari. From a line to a smile. Revista Habitat, São Paulo, n. 48, 1958.

BRACCHI, Daniela. Exposição e significação: uma análise sobre os retratos de prisioneiros do Camboja. Revista Significação, São Paulo, v. 43, n. 45, 2016.

DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, São Paulo, v. 7, n. 13, jan./jun. 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Féliz. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. 3 v.

DONDERO, Maria Giulia; BASSO FOSSALI, Pierluigi. Sémiotique de la photographie. Limoges: PULIM, 2011.

FONTANILLE, Jacques. A semiótica do corpo: entre psicanálise, fenomenologia e antropologia. In: CORTINA Arnaldo; MARCHEZAN, Renata (org.). Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. São Paulo: UNESP, 2004. p. 89-116.

FONTANILLE, Jacques. Pratiques sémiotiques. Paris: PUF, 2008.

FONTANILLE, Jacques. Corps et sens. Paris: PUF, 2011.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PEDROSA, Adriano; SCHWARCZ, Lilia. Histórias Mestiças: catálogo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

SENRA, Stella. O último círculo. In: ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 127.

VÍDEO NAS ALDEIAS. Olinda, [201-]. Disponível em: http://www.videonasaldeias.org.br. Acesso em: 17 mar. 2019. Organização não governamental brasileira de na área de produção audiovisual indígena.

Downloads

Publicado

2019-04-18

Como Citar

Bracchi, D. N., e P. Soares. “O Projeto Marcados, De Claudia Andujar: Uma discussão Sobre práticas E Gêneros fotográficos”. Intexto, abril de 2019, p. 268-91, doi:10.19132/1807-858320190.268-291.

Edição

Seção

Artigos