A paisagem sonora no filme-ensaio Coração de cachorro

Rafael de Almeida, Ana Paula de Aquino Caixeta

Resumo


Objetivamos investigar as formas de utilização da paisagem sonora no filme-ensaio Coração de cachorro (Laurie Anderson, 2015). Metodologicamente nos amparamos no procedimento da análise fílmica focada principalmente na banda sonora. Nosso problema de pesquisa dedica-se a questionar de que modo a paisagem sonora participa da elaboração de uma reflexão em desenvolvimento, intencionada pelos filmes-ensaio. A partir de tais discussões acerca do nosso corpus fílmico, consideramos que haja nos filmes-ensaio uma paisagem-sonora reflexiva, que tanto ampara e potencializa a voz-over em seu papel de concretizar o pensamento em curso, quanto se destoa dela para criar novas e mais complexas camadas de sentido.


Palavras-chave


Filme-ensaio. Paisagem sonora. Biofonia. Geofonia. Antropofonia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.75-88



Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)