Imaginários da masculinidade bem-sucedida e as narrativas de consumo na curadoria jornalística: o medo da despossessão financeira e o elogio à potência em VIP, GQ e L’Officiel Hommes

Autores

  • Eliza Bachega Casadei PPGCOM-ESPM

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.99-120

Palavras-chave:

Comunicação. Consumo. Masculinidades. Afetividades. Narrativas.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o medo da despossessão financeira como uma dinâmica estruturante dos imaginários das masculinidades bem-sucedidas presentes no projeto editorial de algumas revistas masculinas contemporâneas, nomeadamente VIP, GQ e L’Officiel Hommes. O medo da perda do poder econômico, nesses termos, nem sempre se faz ver nos lugares mais óbvios, mas implica em uma gestão de afetos positivos que sustentam narrativas de consumo específicas. A partir de uma análise dos lugares comuns das narrativas de êxito financeiro dessas revistas, com os pressupostos metodológicos da frame analysis, podemos inferir que as narrativas do medo da despossessão financeira são sustentadas, em tais produções, pela paixão disruptiva, pelo medo da perda da autonomia e pelo elogio da potência como pilares que sustentam tais imaginários.

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Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, PPGCOM-ESPM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECA-USP. E-mail: elizacasadei@yahoo.com.brImaginários da masculinidade bem-sucedida e as narrativas de consumo na curadoria jornalística: o medo da despossessão financeira e o elogio á potência em VIP, GQ e L’Officiel Hommes

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

Casadei, E. B. “Imaginários Da Masculinidade Bem-Sucedida E As Narrativas De Consumo Na Curadoria jornalística: O Medo Da despossessão Financeira E O Elogio à Potência Em VIP, GQ E L’Officiel Hommes”. Intexto, abril de 2019, p. 99-120, doi:10.19132/1807-858320190.99-120.

Edição

Seção

Artigos