A constituição do campo da comunicação no sul do Brasil a partir da prática de comunicação científica discente

Autores

  • Sônia Elisa Caregnato UFRGS
  • Samile Andréa de Souza Vanz UFRGS

Palavras-chave:

Bibliometria. Análise de citações. Comunicação. Dissertações.

Resumo

O trabalho apresenta análise bibliométrica de 100 dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em Comunicação do Sul do Brasil, entre os anos 1998-2000, com o objetivo de caracterizar as fontes de informação utilizadas pelos discentes. A análise quantitativa foi feita com o SPSS, complementada com entrevistas com os orientadores dos programas de pós-graduação estudados. As 7.648 referências estudadas revelaram que livro e capítulo de livro é o tipo de documento mais utilizado (72,5%); português é o idioma predominante nas citações (76,1%); publicações da década de 90 cobrem 60,4% das citações; 81,5% dos documentos citados são escritos por um único autor; a média de citações é 76,48 referências por dissertação. Foram citados 3.435 autores diferentes. Os resultados indicam que os mestrandos possuem uma forte dependência da literatura de outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais e a Filosofia, publicada por autores estrangeiros, principalmente de franceses, fortalecendo a idéia da inexistência, ou fragilidade, de um corpus teórico próprio nacional ou latino-americano, e mesmo internacional, do campo da Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Elisa Caregnato, UFRGS

Doutora em Ciência da Informação pela Sheffield University, Inglaterra; Professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação UFRGS

Samile Andréa de Souza Vanz, UFRGS

Doutoranda do PPGCOM/UFRGS; Professora assistente do Departamento de Ciências da Informação da UFRGS

Downloads

Como Citar

Caregnato, S. E., e S. A. de S. Vanz. “A constituição Do Campo Da comunicação No Sul Do Brasil a Partir Da prática De comunicação científica Discente”. Intexto, nº 16, dezembro de 2008, p. 143-62, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/7000.

Edição

Seção

Artigos