Affordances indutoras de inovação no jornalismo móvel de revistas para tablets

Autores

  • Adalton dos Anjos Fonseca Doutorando, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
  • Suzana Oliveira Barbosa Doutora, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.71-95

Palavras-chave:

Jornalismo Móvel. Affordances. Inovação. Revistas para tablets.

Resumo

Este artigo examina a inovação no jornalismo móvel a partir do conceito de affordance aplicado no estudo de revistas para tablets em três momentos definidos, entre 2010 e 2016. Criou-se uma ferramenta metodológica de análise com o objetivo de explorar os quatro conjuntos de affordances identificados: operação, coleção, compartilhamento e multimidialidade. A partir destes grupos, pontuou-se a emersão de affordances inovadoras possibilitadas pelos recursos e funcionalidades dos tablets e que também permitem interações inéditas ou renovadas na relação entre usuários e revistas. Entre elas estão: ouvir, assistir, jogar, pesquisar, armazenar. A comparação entre as revistas analisadas que mais se destacaram pela inovação também revelou uma tendência de estabilização de um formato para exploração dos recursos e funcionalidades do tablet, apesar de reconhecermos que há possibilidades ainda não exploradas pelos produtos que têm o potencial de induzir mais inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalton dos Anjos Fonseca, Doutorando, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA). Mestre pelo mesmo programa. Integrante do Grupo de Pesquisa emJornalismo On-line (GJOL) e membro da equipe do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (CNPq).

Suzana Oliveira Barbosa, Doutora, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA). Investigadora-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (CNPq).

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Fonseca, A. dos A., e S. O. Barbosa. “Affordances Indutoras De inovação No Jornalismo móvel De Revistas Para Tablets”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 71-95, doi:10.19132/1807-8583201842.71-95.

Edição

Seção

Artigos