Estudos de comunicação: da enunciação à mediatização

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.101-117

Palavras-chave:

Estudos de comunicação. Enunciação. Circulação. Mediatização.

Resumo

O artigo tem como objetivo ressaltar contribuições da semiótica aos estudos da comunicação, levando em consideração mudanças no cenário mediático, com o advento da internet, sobretudo na sua fase de redes sociais. A partir de leituras de teóricos da comunicação, o itinerário traçado evidencia a importância de se aprofundar no universo conceitual, de três domínios necessários para se entender melhor a semiose produzida nos e pelos meios de comunicação: enunciação, circulação e mediatização. O ponto de partida desse trabalho são os estudos dos efeitos, a fim de se repensar outros itinerários de pesquisa, em razão das implicações mediáticas no contexto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Giovandro Marcus Ferreira pesquisador do CNPq e professor na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). Coordena o CEPAD - Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e o CCDC – Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania. É professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. É doutor e mestre em Ciências da Informação pelo Instituto Francês de Imprensa e Comunicação (IFP), Universidade de Paris 2 (Panthéon-Assas). Graduou-se em Filosofia pela PUC-MG eem Comunicação Social- jornalismo  pela UFES. 

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Ferreira, G. M. “Estudos De comunicação: Da enunciação à mediatização”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 101-17, doi:10.19132/1807-8583201637.101-117.

Edição

Seção

Artigos