Arenas, naming rights e apelidos: estratégias discursivas e modelos de cidade na comunicação do Allianz Parque e da Arena Corinthians

Autores

  • Paolo Demuru UFPE-PPGCOM

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.292-312

Palavras-chave:

Estádios. Arenas. Naming rights. Greimas. Lotman.

Resumo

Com base em um diálogo entre a Semiótica discursiva greimasiana e pós-greimasiana e a Semiótica da cultura lotmaniana, como também em abordagens que defendem a complementariedade entre as duas e em confrontos mais pontuais com os estudos sobre a glocalização, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os nomes e os processos de nomeação dos dois mais novos estádios de São Paulo: a Arena Corinthians e o Allianz Parque. Três são as questões que nos interessa discutir: as consequências semiótico-comunicacionais implícitas na passagem da denominação de estádio para aquela de arena; a reiteração, na cidade, da tendência mercadológica internacional que prevê a venda dos assim chamados naming rights dos estádios para empresas privadas; e a resistência implícita contra tal tendência manifestada por meio da celebração midiática do apelido Itaquerão – razão pela qual, segundo sua diretoria, o clube não teria ainda conseguido vender os direitos de nomeação da Arena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paolo Demuru, UFPE-PPGCOM

Pós-Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Professor de Semiótica Visual do Curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem e Estilo do Centro Universitário Belas Artes. Autor do livro "Essere in gioco. Calcio e cultura tra Brasile e Itália" (Bononia University Press, 2014) e de diversas publicações científicas internacionais, atua principalmente nas seguinte areas: semiótica es estudos da linguagem, teoria da comunicação, estudos culturais e história da cultura. Membro da Associazione Italiana di Studi Semiotici e do Laboratorio Romano de Semiotica, graduou-se em Scienze della Comunicazione pela Universidade de Roma "La Sapienza", com estagio de pesquisa realizado no Centro de Pesquisa Sociossemióticas da PUC de São Paulo, do qual é ainda pesquisador ativo. (Fonte: Currículo Lattes). É atualmente pesquisdaor e pós-doc do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco. 

Referências

ALLIANZ. Nova arena já tem nome: Allianz Parque. Disponível em: <https://www.allianz.com.br/web/azb-site-allianz/-/azb-site-na-nova-arena-ja-tem-nome-allianz-parq-2>. Acesso em: 12 set. 2016

APPADURAI, Arjun. Modernity at large. Cultural dimensions of globalization. Minneapolis-London: University of Minnesota, 1996.

ASHLEY, Greg; OHARA, Micheal. Valuing Naming Rights. In: ANNUAL MEETING OF THE ACADEMY OF LEGAL STUDIES IN BUSINESS, 76., 2001, Albuquerque. Proceedings… Albuquerque, 2001. p. 1-24.

BALE, John. The stadium as theatre, a metephor of our time. In: BALE, John; OMEN, Olef (Org.). The stadium and the city. Keele: Keele University, 1995. p. 311-322.

CALDEIRA, Teresa. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34, 2000.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DEMURU, Paolo. Essere in gioco. Calcio e Cultura tra Brasile e Italia. Bologna: Bup, 2014

DEMURU, Paolo; ALBERTINI, Matteo. The independence of Kosovo. A semiotic stance on glocalization. In: AXFORD; Barrie; HUGGINS, Richard. Culture and/of glocalization. Cambridge: Cambridge Scholar Publishing, 2011.

FARINA, Allan. Marcos escolhe Allianz Parque e diz que quer jogar na nova arena. Terra, 29 abr. 2016. Disponível em: <https://esportes.terra.com.br/palmeiras/marcos-escolhe-allianz-parque-e-diz-que-quer-jogar-na-nova-arena,78056dd95b65e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.htmlZ>. Acesso em: 14 set. 2016

FLOCH, Jean Marie. Identités visuelles. Paris: PUF, 1995

G1. Câmara de São Paulo aprova alterar nome da Rua Turiassu para Palestra Itália. 10 mar. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/camara-aprova-alterar-nome-da-rua-turiassu-em-sp-para-palestra-italia.html>. Acesso em: 15 set. 2015

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. Selected essays. New York: Basic Books, 1973.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1976.

GREIMAS, Algirdas Julien ; COURTÈS, Jacques. Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: Significação - Revista Brasileira de Semiótica, Araraquara, n. 4, p. 18-46, jun. 1984.

JAKOBSON, Roman. Language in literature. Cambirdge, Massachusetts: Belknapp, 1987.

KACHANI, Morris. Arenas x estádios. Folha de São Paulo, 31 jul. 2014. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/178479-arenas-x-estadios.shtml>. Acesso em : 10 set. 2016

LANDOWSKI, Eric. Les interactions risquées. Limoges: Pulim, 2005.

LEPIANI, Giancarlo. No país dos apelidos, o desafio de lucrar com um “Itaquerão”. Revista Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/esporte/no-pais-dos-apelidos-o-desafio-de-lucrar-com-um-itaquerao>. Acesso em: 15 set. 2016.

LOTMAN, Jurij Michajlovič. La semiosfera. L ́asimmetria e il dialogo nelle struture pensanti. Venezia: Marsilio, 1985.

LOTMAN, Jurij Michajlovič. Universe of the mind. A semiotic theory of culture. Bloomington: Indiana University Press, 1990.

LOTMAN, Jurij Michajlovič. La cultura e l’esplosione. Prevedibilità e imprevedibilità. Milano: Feltrinelli, 1993.

LOTMAN, I. M. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Valência: Frónesis Cátedra, 1996.

LOTMAN, Jurij Michajlovič; USPENKIJ, Boris. Tipologia della cultura. Milano: Bompiani, 1975.

MACHADO, Irene. Variáveis semióticas do espaço na cultura de meios. Galáxia, São Paulo, v. 29, p. 70-82, 2015.

McGRATH, Ben. Samba Soccer. Transformation of Brazil’s most storied team. The New Yorker, New York, January 2014. Disponível em: <http://www.newyorker.com/magazine/2014/01/13/samba-soccer>. Acesso em: 25 ago.2016.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Semiótica Plástica. São Paulo: Hackers, 2004

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Interação e sentido nas práticas de vida. Revista Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, v. 11, n. 31, p.179-198, 2014a.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). São Paulo público-privado. Uma abordagem sociossemiótica. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014b.

PEREIRA, Mauro Cesar. Palmeiras vende naming rights. Corinthians não consegue e acusa imprensa porque povo consagra Itaquerão. ESPN, 18 mai. 2014. Disponível em:

<http://espn.uol.com.br/post/411418_palmeiras-vende-naming-rights-corinthians-nao-consegue-e-acusa-imprensa-porque-povo-consagra-itaquerao>. Acesso em: 13 set. 2016.

PEZZINI, Isabella. Visioni di Città e Monumenti Logo. In: PEZZINI, Isabella; MARRONE, Gianfranco. Senso e metropoli. Roma: Meltemi, 2006.

ROBERTSON, Roland; GIULIANOTTI, Richard. Globalization and football. London: Sage, 2009.

ROSENAU, James. Distant proximities. Dynamics beyond globalization. Princeton: Princeton University Press, 2003

SEDDA, Franciscu. Introduzione. In: LOTMAN, Jurij. M. et al. Tesi per una semiotica delle culture. Roma: Meltemi, 2006.

SEDDA, Franciscu. Imperfette traduzioni. Roma: Nuova Cultura, 2012.

SIMÃO, José. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/macacosimao/posts/238044176253483>. Acesso em: 14 set. 2016.

SLOTERDIJK, Peter. Spielen mit dem, was mit uns spielt. Neue burcher beitung, 2008. Disponível em: < http://www.nzz.ch/spielen-mit-dem-was-mit-uns-spielt-1.758795>. Acesso em: 31 ago. 2016.

TAYLOR. Peter. The Hillsborough stadium disaster. Final Report. London: HMSO, 1989.

TRIVINHO, Eugenio. Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura: significação social-histórica de um substrato cultural regressivo da sociabilidade em tempo real na civilização mediática avançada. Matrizes, São Paulo, v. 2, p. 111-125, 2011.

VICTORINO, Vinícius. Principal empecilho dos naming rights no Brasil é a imprensa, diz André Sanchez. Época Negócios. Disponível em: < http://epocanegocios.globo.com/Essa-E-Nossa/noticia/2013/11/principal-empecilho-dos-naming-rights-no-brasil-e-imprensa-diz-andres-sanchez.html>. Acesso em: 10 set. 2016

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Demuru, P. “Arenas, Naming Rights E Apelidos: Estratégias Discursivas E Modelos De Cidade Na comunicação Do Allianz Parque E Da Arena Corinthians”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 292-1, doi:10.19132/1807-8583201637.292-312.

Edição

Seção

Artigos