Trans/re/formulações sígnicas da imagem-sonho deleuziana no videoclipe E.T., de Katy Perry
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.369-393Palavras-chave:
Videoclipe. Cinema. Narrativa onírica. Deleuze. Peirce.Resumo
Este artigo discute as interlocuções tecnoestéticas entre produtos audiovisuais e cinema, para propor uma análise da narrativa fantástica, futurística e onírica do videoclipe E.T., de Katy Perry, de 2011. O principal aporte teórico do artigo é o conceito de imagem-tempo de Gilles Deleuze, em sua instância sígnica de imagem-sonho. O diálogo com Charles Sanders Peirce é fundamental para compreender os onirosignos deleuzianos no videoclipe selecionado. Para desenvolver as reflexões pretendidas, são utilizadas contribuições teóricas de pesquisadores das linguagens audiovisuais e das novas mídias. Finalmente, objetivando interpretar as modulações espaço-temporais da narrativa onírica e pós utópica na tela, as imagens mitopoéticas são analisadas com aporte em conceitos fenomenológicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.