Trans/re/formulações sígnicas da imagem-sonho deleuziana no videoclipe E.T., de Katy Perry

Autores

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.369-393

Palavras-chave:

Videoclipe. Cinema. Narrativa onírica. Deleuze. Peirce.

Resumo

Este artigo discute as interlocuções tecnoestéticas entre produtos audiovisuais e cinema, para propor uma análise da narrativa fantástica, futurística e onírica do videoclipe E.T., de Katy Perry, de 2011. O principal aporte teórico do artigo é o conceito de imagem-tempo de Gilles Deleuze, em sua instância sígnica de imagem-sonho. O diálogo com Charles Sanders Peirce é fundamental para compreender os onirosignos deleuzianos no videoclipe selecionado. Para desenvolver as reflexões pretendidas, são utilizadas contribuições teóricas de pesquisadores das linguagens audiovisuais e das novas mídias. Finalmente, objetivando interpretar as modulações espaço-temporais da narrativa onírica e pós utópica na tela, as imagens mitopoéticas são analisadas com aporte em conceitos fenomenológicos.

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Biografia do Autor

Denise Azevedo Duarte Guimarães, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Aposentada e Doutora em Estudos Literários pela UFPR. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e linguagens/UTP. Editora Científica da Revista INTERIN .

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Guimarães, D. A. D. “Trans/re/Formulações sígnicas Da Imagem-Sonho Deleuziana No Videoclipe E.T., De Katy Perry”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 369-93, doi:10.19132/1807-8583201637.369-393.

Edição

Seção

Artigos