Processos de midiatização e formas de vida: humanos, robôs e histórias de paixão
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.349-368Palavras-chave:
Relações homem-máquina. Midiatização. Produtos culturais midiáticos. Formas de vida.Resumo
O texto tem o propósito de examinar os modos pelos quais o envolvimento afetivo entre homens e máquinas vêm sendo discutido em produtos culturais midiáticos, visando identificar e analisar as diferenças entre tais apropriações, e, sobretudo, suas consequentes transformações em formas de vida que legitimam ou polemizam esse fenômeno de sensibilização nos processos de midiatização em que se materializam. Para tanto, são abordados filmes, séries televisivas e matérias jornalísticas, com o intuito de perceber a passagem do debate da esfera da ficção para o micro-universo da informação e da opinião pública, mo-mento que o estatuto de ficção-científica adentra a ambiência midiática jornalística como forma de vida atualizada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.