Os espaços de colaboração da audiência ativa no telejornalismo

Autores

  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior Universidade Federal do Pernambuco
  • Kellyanne Carvalho Alves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.42-59

Palavras-chave:

Telejornalismo. Colaboração. Audiência ativa. Coprodução.

Resumo

A popularização e o acesso aos dispositivos tecnológicos digitais, à internet e o uso de aplicativos de troca de dados (como Whatsapp e Viber) têm facilitado a colaboração e presença participativa da audiência na mídia televisiva. O telejornalismo vem incorporando aos seus processos e rotinas formas para incluir a presença e participação da audiência ativa. O estudo faz uma análise das experiências feitas nos sites dos telejornais "Bom dia Brasil, “Jornal Hoje” e “Jornal da Globo”, da Rede Globo, com a inserção de práticas de interação entre o campo de produção e a audiência ativa, convidada a ser também coprodutora de conteúdo. Pretende-se apontar pistas sobre o uso destes espaços utilizados como meio mediador dessa interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Universidade Federal do Pernambuco

Docente da Universidade Federal do Pernambuco. Pós-doutorado (PUC-RS). Doutor em Comunicação (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Jornalismo e Contemporaneidade da PPGCOM/UFPE e Jornalista. Orientador do trabalho.

Kellyanne Carvalho Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Mestre em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Pesquisadora do Grupo Jornalismo e Contemporaneidade da PPGCOM/UFPE e Jornalista. 

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Pereira Junior, A. E. V., e K. C. Alves. “Os espaços De colaboração Da Audiência Ativa No Telejornalismo”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 42-59, doi:10.19132/1807-8583201739.42-59.

Edição

Seção

Artigos