A cisão discursiva do Pará nas campanhas televisivas do plebiscito em 2011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.103-124

Palavras-chave:

Plebiscito no Pará. Discursos. Comunicação. Amazônia.

Resumo

O estudo observou como se engendraram os discursos sobre a extensão territorial nas campanhas televisivas das frentes pró e contra a criação dos estados do Carajás e do Tapajós no plebiscito de 2011, no Pará. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral ocorreu de 11 de novembro a 7 de dezembro daquele ano. Ao todo, 80 programas foram produzidos, veiculados  entre 12h e12h10 e entre 19h30 e 19h40. Neste estudo, trabalhamos com 20 programas, vistos a partir da análise do discurso na vertente dialógica de Mikhail Bakhtin e da disputa por legitimação e descredenciamento de discursos, de Eliseo Verón. A análise mostrou que as frentes de campanhas atualizaram discursos históricos sobre o reordenamento de territórios na Amazônia, vozes que debatem a unidade territorial e a reestruturação da região para o desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Evelyn Cristina Ferreira de Aquino

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia, especialista em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade da Amazônia e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará.

Netília Silva dos Anjos Seixas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Teoria e Metodologia da Comunicação. Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Trajetória da Imprensa no Pará, apoiado pelo CNPq.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Aquino, E. C. F. de, e N. S. dos A. Seixas. “A cisão Discursiva Do Pará Nas Campanhas Televisivas Do Plebiscito Em 2011”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 103-24, doi:10.19132/1807-8583201739.103-124.

Edição

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Artigos