Eisenstein contemporâneo: entrevista com Antonio Somaini

Bruno Leites

Resumo


Entrevista com Antonio Somaini sobre os filmes, os textos e os desenhos de Sergei Eisenstein. Somaini é atualmente um dos grandes especialistas em Eisenstein. Nesta entrevista, conversamos sobre variados assuntos: o desafio de traduzir as obras de Eisenstein; as fases da carreira; o desenvolvimento do
pensamento; a relação dos filmes com os textos; a paixão pelos desenhos de Walt Disney; e a prática do desenho pelo próprio Eisenstein. Trata-se de uma longa entrevista onde falamos também de alguns dos principais conceitos de Eisenstein, tais como êxtase, pathos, organicidade, atração, regressão e plasmaticidade. Somaini esclarece, ainda, a especificidade do seu trabalho e a urgência de voltarmos a Eisenstein. De um lado, é preciso retirá-lo da posição exclusiva que ocupa na história do cinema e inseri-lo na rede mais vasta das artes e do pensamento dos anos 1920, 1930 e 1940. De outro, é preciso pensar seu projeto como essencialmente contemporâneo. Como nos diz Somaini, isto que pensamos bastante atualmente, o dispositivo cinematográfico, a relação entre o cinema e a história da arte, a influência das imagens na experiência humana, todas essas questões sempre foram o problema central em Eisenstein.


Palavras-chave


Eisenstein. Somaini. Extase. Pathos. Plasmaticidade.

Texto completo:

PDF (Français (France))


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.4-26



Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)