Um 13 de maio antecipado: edições temáticas, atualidade e memória no circuito TRIP e TPM
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.154-176Palavras-chave:
Memória. Atualidade. Editoração. Revista TRIP. Revista TPM.Resumo
Em abril de 2014, as revistas brasileiras TRIP e TPM publicaram uma edição temática, sob o mesmo título base – “Ser negro/negra no Brasil é f*da”, e estabeleceram um diálogo editorial a partir de um gancho temporal: o dia 13 de maio, quando se comemora a abolição da escravatura no país. Com um mês de antecedência e a partir de coberturas estruturadas por conteúdos específicos, em contato ou não, as publicações anteciparam o acontecimento, previsto, encerrando-o em uma “totalidade” de pautas, acionada por seções e provocadora de um circuito que, antes do “acontecer do acontecimento”, atualizou-o como temática, indicando seus sentidos. Neste contexto, o presente artigo observa relações existentes em acionamentos acontecimentais no jornalismo, mesmo quando estes não partem de uma cobertura factual. Tendo como objeto as edições de TRIP e TPM indicadas, busca-se percorrer a transversalidade originada pela tematização das revistas e compreender as afetações e/ou “determinações” que nela aparecem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.