A câmera como ferramenta principal para a pesquisa audiovisual dos processos de dinamização intercultural mediatizados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.178-199Palavras-chave:
Câmera. Audiovisual. Televisão. Multimodalidade. Interculturalidade.Resumo
Este texto pretende mostrar as diferentes ideias sobre a câmera como principal ferramenta metodológica de pesquisa sobre o tratamento midiático da realidade, em particular, a reapresentação social nos meios de comunicação, realizadas pelo MIGRACOM (Observatório e Grupo de Investigação de Migração e Comunicação) da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), durante as duas últimas décadas (1996-2015). Se utiliza a câmera a partir de estudo interdisciplinar (comunicação, antropologia, educação, política, sociologia e linguística) do mesmo objeto de estudo audiovisual e a multimodalidade metodológica ou análise transversal da produção, transmissão, recepção e revitalização das mensagens audiovisuais. A câmera também permite que se vincule a investigação científica, acadêmica, com a verdadeira produção audiovisual. Seu uso emerge a partir da mistura de racionalidade quantitativa com a espontaneidade de todos os dias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.