Comunicação/Comunicação Digital — uma análise relacionada ao estar juntos no mundo contemporâneo

Autores

  • Lucilene Cury Universidade de São Paulo
  • Sandra Pereira Falcão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.24-41

Palavras-chave:

Comunicação digital. Alteridade. Multiconexão. Incomunicação. Universidade.

Resumo

O artigo discute interfaces do pensar comunicativo em torno do duplo eixo Comunicação-Comunicação Digital. O arcabouço teórico a respaldar a trajetória reflexiva enseja análise de implicações relacionadas à ideia do estar juntos no mundo contemporâneo, tais como o uso intensivo das tecnologias digitais, a problemática do receptor, a questão da alteridade no ecossistema comunicativo e o papel da universidade nesse contexto. Os aspectos conclusivos apontam para a atenção necessária aos fatores limitantes do processo comunicacional “moderno”, ao qual se agrega a pressão ininterrupta de interfaces digitais cada vez mais rápidas que, entretanto, não se mostram inteiramente capazes de impedir a incomunicação do indivíduo multiconectado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Cury, Universidade de São Paulo

Graduada na Área de Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolveu os estudos de Pós-Graduação na Área de Comunicação: mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre a TV e a Criança; o Rádio e a Literatura Latino-Americana para Crianças Brasileiras. Realizou estudos de Pós-Doutorado em Paris, na Sorbonne, voltados à Televisão. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interdisciplinaridade, nas Diversas Áreas da Pesquisa da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, cultura, educação, comunicação e internet. Coordena o Grupo de Pesquisa – Cibernética Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais –, certificado pelo CNPq, onde estudantes e pesquisadores desenvolvem projetos de pesquisa relacionados ao mundo virtual e à inclusão digital/social.

Sandra Pereira Falcão, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Cury, L., e S. P. Falcão. “Comunicação/Comunicação Digital — Uma análise Relacionada Ao Estar Juntos No Mundo contemporâneo”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 24-41, doi:10.19132/1807-8583201739.24-41.

Edição

Seção

Artigos