A arte nas ruas da cidade: estratégia de ressignificação e de interação comunicacional

Autores

  • Ione Maria Ghislene Bentz UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.60-78

Palavras-chave:

Artefatos. Cidades. Ambientes. Narrativas. Metáforas.

Resumo

O texto investiga os efeitos das retóricas visuais na composição de metáforas/alegorias urbanas, através da produção de significados simbólicos e das relações de comunicação mediadas pelas tecnologias urbanas. Esses artefatos estão de tal modo presentes no cotidiano, que se tornaram próteses no corpo da cidade. Foram escolhidas temáticas e práticas contemporâneas, representantes de formas de natureza no espaço urbano, que produzem um diálogo com a cultura sob a forma de narrativas. A matriz narrativa trabalha: (a) o elemento lúdico, presente nas diversas formas de manifestação; e (b) o elemento de crítica social, presente nos argumentos narrativos dos textos em análise. O desenvolvimento do tema obedece aos parâmetros das teorias da linguagem, da compreensão da semiose e da interação comunicacional. Objetiva-se identificar e compreender os efeitos dos sentidos e as formas de interação, ambos mediados, em semioses complexas, por dispositivos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Maria Ghislene Bentz, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo, BR., Estágio pós-doutoral na Université de Paris 3, Sorbonne,  Mestre em Teoria Literária pela Pontfícia Universidade Católica de Porto Alegre, RS., Especialista em Teoria Literária pela Universidade de Lisboa ( Fundação Calouste Gulbenkian), Graduação em Letras. Tem experiência em docência, pesquisa e orientação ( mestrado e doutorado)  nas áreas de Linguística e Comunicação, com ênfase em sistemas de linguagem,  processos de significação e linguagens sincréticas. Atuação anterior (1994-20040 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Mestrado e Doutorado da Unisinos. Atualmente, é professora pesquisadora e orientadora no curso de Pós-graduação em Design, nível de Mestrado, integrante da Escola Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e integra o Grupo de Pesquisa “Design Estratégico para inovação cultural e social”, inscrito no diretório do CNPq. Integra o Grupo de Pesquisa em “Semiótica e Culturas da Comunicação”, UFRGS, Diretório CNPq. Atua em docência na Graduação de Design, Moda e Produtos, na disciplina Semiótica; orienta bolsistas de Iniciação Científica em projetos de Design e de Moda. Desenvolve ( 2014/2017)  o  projeto  de pesquisa “Os fundamentos teóricos do design estratégico: reflexão crítica e experiência de pesquisa aplicada”  e, no âmbito do Grupo de Pesquisa, coordena o sub-projeto de pesquisa aplicada “Mulheres do Quilombo do Areal ( POA): práticas criativas artesanais em design para qualificação e inovação”.

E-mail; ioneb@unisinos.br

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

FONTANILLE, Jacques. Significação e visualidades. Porto Alegre: Sulina, 2005.

GOFFMAN, Irving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.

GOLDMANN, Lucien. A criação cultural na sociedade moderna. São Paulo: Difusão Europeia, 1972.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

JEUDY, Henri-Pierre. A ironia da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2001.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.

MOLES, Abraham et al. Semiologia dos objetos. Petrópolis: Vozes, 1972.

ODEITH, Sergio. Screaming ghost. Anamorphic Graffiti. Lisboa, [201-]. Disponível em: <http://www.odeith.com/anamorphic/>. Acesso em: 1 nov. 2013.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

TECHNO WORLD. The best example of amazing street art. [S.l.], 2012.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SCHNEIDER, Tárlis. [Artemosfera]. Porto Alegre, 2013. 1 fotografia. Projeto Artemosfera, obra de Moacyr Kruchin e Britto Velho. Disponível em: <http://www.artemosferapoa.com.br/>. Acesso em: 1 nov. 2013.

VERGANTI, Roberto. Design driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston: Harvard Business Press, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Bentz, I. M. G. “A Arte Nas Ruas Da Cidade: Estratégia De ressignificação E De interação Comunicacional”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 60-78, doi:10.19132/1807-8583201534.60-78.