Comparação entre as culturas jornalísticas da Suíça, Espanha e Equador: os efeitos das influências de contexto na percepção dos jornalistas do seu papel profissional e da ideia de objetividade

Martin Oller Alonso

Resumo


O número de pesquisas comparativas globais sobre cultura jornalística está aumentando. Mais e mais as amostras de países para comparação estão colocando culturas não ocidentais no centro da pesquisa. Neste artigo analiza-se a autopercepção de papéis profissionais e a ideia de objetividade de jornalistas suíços, espanhóis e equatorianos. Para estudar essas dimensões utiliza-se trabalho de campo baseado em entrevistas de profundidade com 70 jornalistas de 15 mídias nos três países e uma análise em diversos níveis das influências do contexto. O objetivo é determinar a autopercepção dos jornalistas em relação aos seus papéis enquanto profissionais e a ideia de objetividade enquanto ideal e método para reportar uma história dentro de cada contexto. Os resultados mostram que jornalistas espanhóis tendem a assumir um papel intervencionista e se posicionam contra o governo. Jornalistas suíços tendem a ser mais passivos e objetivos o que os espanhóis e, mesmo não considerando a si mesmos como cães de guarda, assumem uma posição crítica em relação aos centros de poder. E, finalmente, os jornalistas equatorianos acreditam que são profissionais neutros e imparciais, que devem informar os cidadãos, e que a objetividade, enquanto conceito filosófico, não é um objetivo da profissão.

Palavras-chave


Cultura jornalística. Papéis profissionais. Estudos comparativos. Suíça. Espanha. Equador.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.90-132



Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)