Textos, texturas e intertextos

apontamentos sobre aprendizado e competência na comunicação digital

Autores

  • Fátima Regis Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.209-224

Palavras-chave:

Textos. Comunicação Digital. Competências

Resumo

O objetivo do artigo é discutir o processo de aprendizado na comunicação digital. As mídias e redes digitais fazem emergir práticas de comunicação que facilitam a apropriação, criação e compartilhamento de textos híbridos (oral, visual, tátil). Essas práticas digitais exploram as sensorialidades do corpo e operam em situações concretas, mobilizando saberes, habilidades e atitudes que a sociologia do aprendizado denomina de construção de competências (PERRENOUD, 1999). Por apoiar-se em situações concretas, estimular corpo e engajamento, o aprendizado por competências se diferencia do aprendizado formal, frequentemente abstrato e descontextualizado, o que pode explicar o interesse dos educadores na comunicação digital. Conclui-se que o aprendizado digital opera como rede sociotécnica. Assim, retoma-se a etimologia de texto e revela-se que a cultura escrita o despiu de qualidades fundamentais: texto inclui textura (relevo, sensorium) e trama (rede, intertexto) (MCKENZIE, 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Regis Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada e Pesquisadora da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ. Bolsista CNPq e Bolsista Prociência/Faperj.

Referências

AARSETH, Espen. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: The John Hopkins University, 1997.

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus; Elsevier, 2006.

AQUINO, Maria Clara. Interatividade e participação em contexto de convergência midiática. In: RIBEIRO, José Carlos; FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio (Org.). Mídias Sociais: saberes e representações. Salvador: EDUFBA, 2012.

BOLTER, Jay D.; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge, Massachusetts, 1999.

CECI, Stephen J.; BARNETT, Susan M.; KANAYA, Tomoe. Developing Childhood Proclivities Into Adult Competencies. In: STERNBERG, Robert; GRIGORENKO, Elena (Ed.). The Psychology of abilities, competencies, and expertise. Cambridge: Cambridge University, 2003.

ECO, Umberto. A Inovação no seriado. In: ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, n. esp., p. 186-186, 2001.

FRAGOSO, Suely. De interações e interatividade. Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 83-95, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HUTCHINS, Edwin. Cognition in the wild. London: MIT, 1996.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 2012. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to the Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University, 2005.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1993.

MAMEDE-NEVES, Maria Aparecida. O (re)encanto de ler e ouvir histórias. 2012. Disponível em: <http://proler.bn.br/images/PDF/encantoneves.DOC>. Acesso em: 30 ago 2012.

MANOVICH, Lev. Remixing and Remixability. 2005. Disponível em: <http://imlportfolio.usc.edu/ctcs505/ManovichRemixModular.pdf >. Acesso em: 10 set. 2012.

McKENZIE, Donald F. Bibliography and the sociology of texts. Cambridge: Cambridge University, 2004.

NDALIANIS, Angela. Neo-Baroque aesthetics and contemporary entertainment. London: The MIT, 2004.

OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática, 1997.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Comunicação Social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, Dênis de (Org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIAGET, Jean. A psicogênese do conhecimento e sua significação epistemológica. In: PIAGET, J. ; Chomsky, N. (Org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem. Trad. Rui Pacheco. Lisboa: Ed. 70, 1985. p. 51-62.

PLATÃO. Mênon. In: PLATÃO. Diálogos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. p. 56-60.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

REGIS, Fátima. Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 37, p. 32-37, dez. 2008.

REGIS, Fátima; MESSIAS, José. Comunicação, tecnologia e cognição: rearticulando homem, mundo e pensamento. In: REGIS, Fátima et al. (Org.). Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 23-51.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier-Montaigne, 2008.

STYLES, Elisabeth. Attention, perception and memory. New York: The Psychology, 2005.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WICKENS, Christopher D.; McCARLEY, Jason S. Applied attention theory. New York: CRC Press, 2008.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Oliveira, F. R. “Textos, Texturas E Intertextos : Apontamentos Sobre Aprendizado E Competência Na comunicação Digital”. Intexto, nº 33, julho de 2015, p. 209-24, doi:10.19132/1807-8583201533.209-224.

Edição

Seção

Ensaio