A difícil sintonia entre a Responsabilidade Social Empresarial e a globalização da economia capitalista no discurso da comunicação organizacional

Autores

  • Marlene Branca Sólio Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.187-208

Palavras-chave:

Globalização. Capitalismo. Responsabilidade Social Empresarial. Comunicação organizacional.

Resumo

Este artigo é uma reflexão acerca da relação entre os conceitos de globalização, capitalismo, Responsabilidade Social Empresarial e comunicação organizacional. À luz de discussão teórica, busca analisar dados levantados em campo por meio de pesquisa qualitativa desenvolvida em dois momentos: primeiro, na análise de um grupo de entrevistas com líderes de Associações de Moradores de Bairro (Amobs) de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul (RS), e, após, na análise do discurso e de conteúdo de peças promocionais de uma de três organizações inseridas no contexto dos entrevistados. A pesquisa objetivou comparar o discurso das organizações com o discurso dos líderes entrevistados (representantes da população de seus respectivos bairros) na tentativa de compreender o tipo de relação que se estabelece entre eles, em que nível ela denota a presença efetiva da Responsabilidade Social Empresarial de parte das organizações e, também, como os cidadãos percebem o comportamento destas organizações. Parece-nos importante uma reflexão nessa linha, na medida em que o discurso das organizações aparece disruptivo relativamente às suas práticas e na medida em que entendemos que as organizações subestimam a força de mudanças paradigmáticas que despontam na sociedade, bem como a capacidade de leituras transversais (pontos de fuga) dos sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Branca Sólio, Universidade de Caxias do Sul

Professora-pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS. Doutora em Comunicação (PUCRS), mestre em Comunicação (Unisinos), especialista em Jornalismo Digital (PUCRS), jornalista (Unisinos).

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Sólio, M. B. “A difícil Sintonia Entre a Responsabilidade Social Empresarial E a globalização Da Economia Capitalista No Discurso Da comunicação Organizacional”. Intexto, nº 33, julho de 2015, p. 187-08, doi:10.19132/1807-8583201533.187-208.

Edição

Seção

Artigos