A difícil sintonia entre a Responsabilidade Social Empresarial e a globalização da economia capitalista no discurso da comunicação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.187-208Palavras-chave:
Globalização. Capitalismo. Responsabilidade Social Empresarial. Comunicação organizacional.Resumo
Este artigo é uma reflexão acerca da relação entre os conceitos de globalização, capitalismo, Responsabilidade Social Empresarial e comunicação organizacional. À luz de discussão teórica, busca analisar dados levantados em campo por meio de pesquisa qualitativa desenvolvida em dois momentos: primeiro, na análise de um grupo de entrevistas com líderes de Associações de Moradores de Bairro (Amobs) de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul (RS), e, após, na análise do discurso e de conteúdo de peças promocionais de uma de três organizações inseridas no contexto dos entrevistados. A pesquisa objetivou comparar o discurso das organizações com o discurso dos líderes entrevistados (representantes da população de seus respectivos bairros) na tentativa de compreender o tipo de relação que se estabelece entre eles, em que nível ela denota a presença efetiva da Responsabilidade Social Empresarial de parte das organizações e, também, como os cidadãos percebem o comportamento destas organizações. Parece-nos importante uma reflexão nessa linha, na medida em que o discurso das organizações aparece disruptivo relativamente às suas práticas e na medida em que entendemos que as organizações subestimam a força de mudanças paradigmáticas que despontam na sociedade, bem como a capacidade de leituras transversais (pontos de fuga) dos sujeitos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.