Meios digitais participativos e economia criativa: uma exploração das plataformas brasileiras de crowdfunding

Autores

  • César Steffen UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.156-171

Palavras-chave:

Crowdfunding. Meios digitais participativos. Economia Criativa. Projetos.

Resumo

Com a Internet surge o crowdfunding, sistema de financiamento coletivo que permite que pessoas de toda a rede efetuem contribuições para viabilizar um projeto. O Brasil já conta com mais de 59 plataformas com variados objetivos e formas de atuação. Neste artigo serão analisados o crowdfunding e as plataformas brasileiras, seus formatos e regras, de forma a observar suas características e especificidades. Duas plataformas com maior quantidade de projetos foram selecionadas para um aprofundamento da descrição e análise.

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Biografia do Autor

César Steffen, UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis

É Doutor em Comunicação Social formado pela FAMECOS/PUCRS em 2010. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e especialização em Educação à Distância (2008). Possui quatro livros e vários artigos publicados no Brasil e exterior. Atua como professor no curso de Mestrado em Design e nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo do UNIRITTER (Porto Alegre - RS), onde também coordena curso de especialização de Comunicação Digital e desenvolve atividades de extensão. Tem passagem por outras instituições de ensino superior, onde obteve ampla experiência em educação e também em gestão educacional. Iniciou sua carreira no mercado de comunicação em 1992, inicialmente como redator, posteriormente como diretor de criação e marketing, e em projetos de comunicação digital e e-commerce. Atualmente é docente nas áreas de Comunicação Social e Administração - Marketing, e consultor de empresas nas áreas de marketing, internet, comunicação, publicidade e administração. Foi consultor externo do SEBRAE-RS, apoiando o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, especialmente as instaladas em Incubadoras Empresariais.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Steffen, C. “Meios Digitais Participativos E Economia Criativa: Uma exploração Das Plataformas Brasileiras De Crowdfunding”. Intexto, nº 32, junho de 2015, p. 156-71, doi:10.19132/1807-8583201532.156-171.

Edição

Seção

Artigos