Apropriações das estratégias de comunicação transmídia de The Walking Dead pelos fãs brasileiros: apontamentos iniciais

Sandra Portella Montardo, Jonas Araújo Amar

Resumo


Este artigo aborda as apropriações das estratégias de comunicação transmídia da franquia The Walking Dead (TWD) por parte de seus fãs brasileiros na internet em sites e fan pages do Facebook. Trata-se de um estudo exploratório que, por meio de categorização das postagens feitas nesses sites, revela um processo que se retroalimenta a partir de motivações diferentes. Percebe-se que cabe aos fãs a condução dos processos transmídia, o que se dá em nome da manutenção de seu status de fã.

Palavras-chave


Transmídia. Fãs. The Walking Dead.

Texto completo:

PDF




Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)