A cidade na civilização midiática avançada: glocalização, dromocratização e transpolitização da experiência urbana contemporânea

Autores

  • Eugênio Trivinho

Palavras-chave:

Civilização mediática. Cidade glocal.

Resumo

O artigo explora três dos processos vetoriais mais importantes da profunda mutação antropológica da vivência da cidade: o glocal , a dromocracia e a transpolítica , bem como os seus derivativos, a glocalização e a dromocratização da existência individual e coletiva e a transpolitização das tendências do social contemporâneo. Moduladores heterodoxos da experiência urbana – ainda pouco explorados pela reflexão teórica –, tais processos matriciais, ao pressuporem, no centro da questão, as tecnologias e redes comunicacionais (de massa e interativas), explicam, por sua vez, três dos fenômenos mais importantes (e impressionantes) em relação à cidade (como invenção social-histórica e equipamento urbanístico e arquitetônico legado) e à vivência atual do environment citadino: a) a reinvenção do espaço no contexto de acesso às redes de comunicação [ glocalização fractalizada do território ], b) a conversão da cidade em fluxos de passagem (por espelhamento no tráfego de informações nas redes) [ dromocratização urbana ] e c) o despovoamento dos logradouros da cidade – lugar por excelência da ação política e do sujeito coletivo – em prol de novos redutos de sociabilidade urdidos e engalanados por forte concentração publicitária e comercial ( transpolítica do desinvestimento no social herdado ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Trivinho

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS-PUC/SP) e Coordenador Geral do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura nessa instituição. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Downloads

Como Citar

Trivinho, E. “A Cidade Na civilização midiática avançada: Glocalização, dromocratização E transpolitização Da Experiência Urbana contemporânea”. Intexto, nº 15, dezembro de 2008, p. 29-40, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4259.

Edição

Seção

Artigos