'Aiatolás atômicos': a cobertura das negociações Brasil e Irã pelo portal VEJA.com
Palavras-chave:
Relação Brasil-Irã. Jornalismo internacional. Representações sociais.Resumo
O presente texto pretende refletir sobre a cobertura realizada pelo portal VEJA.com da tentativa de mediação de um acordo realizada pelo Brasil, em conjunto à Turquia, acerca da questão nuclear do Irã em 2010. Sob a perspectiva de que o jornalismo internacional funciona como instância pedagógica (TRAQUINA, 2000), nos interessamos por compreender como o noticiário internacional se relaciona à instituição do conhecimento acerca do ‘outro’. Buscamos a teoria das representações sociais desenvolvida por Moscovici (2003) para análise das notícias publicadas no site sobre a relação entre os Estados brasileiro e iraniano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.