Crescei e multiplicai-vos: a explosão religiosa na televisão brasileira

Suzy dos Santos, Sérgio Capparelli

Resumo


O artigo pretende analisar a recente expansão das denominações religiosas no cenário brasileiro de televisão. Definidas como atores sociais profundamente articulados com as lógicas globais de acumulação, as igrejas eletrônicas, notadamente as de influência neopentecostal, conquistaram um importante espaço nas comunicações brasileiras adotando lógicas de inserção que articulam as regras econômicas neoliberais de produção e distribuição de conteúdo televisivo à tradição de clientelismo político nacional e à despolitização da vida social hodierna.

Palavras-chave


Comunicação de massa. Televisão. Igrejas Eletrônicas.

Texto completo:

PDF




Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)