A disciplinarização da epistemologia no ensino da(s) teoria(s) da comunicação

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação. Epistemologia. Ensino.

Resumo

Como as discussões epistemológicas sobre Comunicação articulam-se com o ensino acadêmico? A questão nasce de um paradoxo: embora não exista consenso a respeito de premissas epistemológicas da área, nos cursos de graduação essa discussão é reduzida a poucas disciplinas, geralmente Teoria da Comunicação. Este texto discute três aspectos desse processo: (1) a disciplinarização dos saberes na área, (2) as demandas acadêmicas no ensino de Teoria e (3) as teorias nos programas universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Martino, L. M. S. “A disciplinarização Da Epistemologia No Ensino da(s) teoria(s) Da comunicação”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 5-22, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/40193.

Edição

Seção

Artigos