A participação dos integrantes nos sites de redes sociais como uma dimensão do acontecimento jornalístico

Autores

  • Gabriela da Silva Zago UFRGS / UFPel

Palavras-chave:

Acontecimento. Circulação Jornalística. Redes sociais. Twitter.

Resumo

O artigo discute a possibilidade de se considerar a participação dos interagentes em sites de redes sociais como uma dimensão do acontecimento jornalístico, na medida em que, através da recirculação, os interagentes podem atribuir sentidos diversos e inesperados ao acontecimento. Tomamos como ponto de partida para a discussão, em caráter exploratório, a inauguração do primeiro trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, RS, em maio de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, L.; BARSOTTI, A. Mobilizar a audiência: uma experiência contemporânea no jornalismo online. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –Intercom. Fortaleza, CE, 2012.

ALSINA, M.R. A Construção da Notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

BABO-LANÇA, I. A constituição do sentido do acontecimento na experiência pública.Trajectos, n. 6, Lisboa:Casa das Letras/ISCTE, 2005 (p.85-94).

BABO-LANÇA, I. Reprodutibilidade do acontecimento na ordem institucional.In: FRANÇA, V.; CORRÊA, L.G. (Orgs.). Mídia, instituição e valores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012 (p.13-28).

BERGER, C.; T V RES, F. Tipologias do acontecimento jornal stico. In: Anais do VII SBPJor. Sa o Paulo, SP, 2009.

BOYD, d.; ELLISON, N. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, 2007.

CHARAUDEAU, P. . São Paulo Contexto, 6.

HENN, R. O acontecimento em sua dimensão semiótica. In: Anais do VII SBPJor. São Paulo, SP, 2009.

MACHADO, E. ; PALACIOS, M. Um modelo hibrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Orgs.). Metodogia de pesquisa em jornalismo. Petro polis: Vozes, 2007 (p.199-222)

MAGALHÃES, D.C. Papéis do público na produção de conteúdo digital: um estudo de caso da Folha.com. Estudos em Jornalismo e Mídia, v.9, n.1. Florianópolis: UFSC,2012.

PRIMO, A. Interação Mediada por Computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.

QUÉRÉ, L. Entre o facto e o sentido a dualidade do acontecimento. Trajectos, n. 6, Lisboa: Casa das Letras/ISCTE, 2005 (p.59-75).

RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RODRIGUES, A.D. O Acontecimento.In: TRAQUINA, N. (org.). Jornalismo: questo es, teoriase esto rias. Lisboa: Veja Editora, 1996 (p. 27-33).

RUSSELL, A. Networked: a contemporary history of News in transition. Cambridge: Polity Press, 2011.

ZAGO, G.S. Recirculação Jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação), Porto Alegre:UFRGS, 2011.

Downloads

Publicado

2013-07-15

Como Citar

Zago, G. da S. “A participação Dos Integrantes Nos Sites De Redes Sociais Como Uma dimensão Do Acontecimento jornalístico”. Intexto, nº 28, julho de 2013, p. 170-85, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/38481.

Edição

Seção

Artigos