Os gêneros jornalísticos no Twitter. Um estudo comparativo de organizações jornalísticas
Palavras-chave:
Gêneros Jornalísticos. Gêneros Jornálicos. Twitter.Resumo
O Twitter é considerado hoje uma ferramenta indispensável para as instituições jornalísticas. Mas o que as instituições jornalísticas têm produzido no Twitter? Pode-se dizer que o Twitter gerou novos gêneros jornalísticos? Com uma análise comparativa dos tuítes do @guardian_world, da @folha_mundo (sobre a revolução no Egito), da @folha_cotidiano e do @el_pais (Últimas) durante o período de uma semana, constatou-se que existem novos “gêneros jornálicos” (SEIXAS, 2009), que, embora sejam comuns em outros campos, não eram frequentes nos produtos jornalísticos tendo a instituição social como enunciador do discurso. O único gênero jornalístico frequente é conhecido como informacional, enquanto os jornálicos mais frequentes são os “promocionais”, baseados em atos diretivos (SEARLE, 1998), os de “mediação”, baseados na republicação do tuíte e os dialógicos.Downloads
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