Conhecimento e tecnologias visuais: dimensão sócio-técnica, linguagem e limites do humano

Autores

  • Henrique Zoqui Martins Parra Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Imagem. Conhecimento. Tecnologias Digitais. Simulação. Subjetividade.

Resumo

Analisaremos as dinâmicas sócio-políticas que pré-configuram o desenvolvimento das tecnologias de imagem e visão, tendo como foco a relação humano-máquina e as tendências informacionais e cibernéticas de superação do Humano. Tratase de uma abordagem teórica, que visa oferecer alternativas interpretativas às armadilhas da determinaçao tecnológica do social ou da neutralidade política da tecnologia. Na conclusão, apontamos como esses processos estão imbricados com um conflito político que tem os modos de subjetivação e as formas de conhecimento sensível como território atual de disputa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Zoqui Martins Parra, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Ciências Sociais (USP), Mestre em Sociologia (USP), Doutor em Educação (UNICAMP) é Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente se dedica a investigar as dinâmicas sociais de produção de conhecimento no contexto de expansão das tecnologias digitais. Destaque para a relação homem-máquina; as configurações sócio-políticas da tecnologia; a relação entre instituições sociais, cultura, economia e política.

Downloads

Publicado

2012-07-09

Como Citar

Parra, H. Z. M. “Conhecimento E Tecnologias Visuais: Dimensão sócio-técnica, Linguagem E Limites Do Humano”. Intexto, nº 26, julho de 2012, p. 64-80, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/20511.

Edição

Seção

Artigos