A experiência singular dos jogos digitais: o videogame em suas potencialidades estéticas

Autores

  • Filipe Alves de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Magno Camargos Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Experiência Estética.

Resumo

Como partícipe do debate difuso e polêmico sobre a legitimação artística do video game, este artigo propõe a hipótese de que a análise das potencialidades estéticas dos jogos digitais requer uma perspectiva que conceba a experiência estética como uma questão relacional, e ensaia a aplicação do sistema teórico proposto pelo filósofo pragmático John Dewey a dois jogos casuais, visando demonstrar a possibilidade de perceber outras dimensões que não a narrativa como âmbito da expressão das obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Alves de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Magno Camargos Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Fafich/UFMG.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Alves de Freitas, F., e C. M. Camargos Mendonça. “A Experiência Singular Dos Jogos Digitais: O Videogame Em Suas Potencialidades estéticas”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 162-80, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19802.

Edição

Seção

Artigos