Formatos de interatividade da TV digital: estudo de caso do quadro 'Bola Cheia, Bola Murcha'

Autores

  • Lígia Campos de Cerqueira Lana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosenyr de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Televisão. Interatividade. Bola Cheia, Bola Murcha. Rede Globo. Fantástico.

Resumo

A implantação da televisão digital no Brasil enfrenta desafios técnicos, marcados pelo desenvolvimento tecnológico de novas plataformas, e simbólicos, relacionados aos novos formatos de interatividade com os telespectadores. Este artigo tem por objetivo refletir sobre questões simbólicas da televisão digital a partir do quadro ‘Bola Cheia, Bola Murcha’, do programa ‘Fantástico’ (Rede Globo). O propósito é discutir a integração do telespectador na narrativa televisiva, uma das características do processo da digitalização dos meios. Tendo como base a distinção de Yvana Fechini entre ‘assistir’ e ‘interagir’, mostramos como um quadro bem sucedido da televisão contemporânea trabalha o ‘diálogo intermídia’, conceito de Vera França, como estratégia de produção de seu conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Campos de Cerqueira Lana, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do GRIS, Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade.

Rosenyr de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e Especialista em Comunicação Social pela UFMG.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Lana, L. C. de C., e R. de Paula. “Formatos De Interatividade Da TV Digital: Estudo De Caso Do Quadro ’Bola Cheia, Bola Murcha’”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 232-49, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19176.

Edição

Seção

Artigos