Representações da surdez no Jornal Visual Minas

Autores

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo UFMG

Palavras-chave:

Discurso. Representações sociais. Surdez. Telejornalismo. Língua de sinais.

Resumo

O estudo tem o intuito de discutir o processo de representação da surdez nos dizeres do Jornal Visual Minas, da Rede Minas de Televisão, a partir de uma perspectiva que considera o discurso enquanto prática social. A análise de notícias e reportagens do telejornal busca evidenciar que os discursos resgatam e (re) apropriam saberes que nomeiam a surdez a partir de diversos dizeres oriundos de diferentes práticas sociais, que podem abarcar o campo da medicina ou da antropologia, por exemplo. Cada prática social reinscreve o objeto surdez em diferentes práticas discursivas e, dessa forma, redefine e reposiciona os sujeitos sob essas diferentes ordens de discurso. As representações sociais refletem, assim, as relações de poder social, na qual esses dizeres estão inseridos. O Jornal Visual Minas, pertencente ao campo jornalístico, possui um lugar privilegiado no campo de disputas discursivas, tendo o poder de proferir dizeres capazes de influenciar na formação de um ideário a respeito dos surdos, resgatando traços de crenças e valores advindos de outros discursos, o que ajuda a reforçar, refletir e reproduzir as relações de força estabelecidas entre certos grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Vasconcelos Figueiredo, UFMG

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social - pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutorando em Estudos Linguísticos - na área Linguística do Texto e do Discurso, linha de pesquisa Análise do Discurso - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador em Jornalismo e Estudos Culturais pela UFSJ e integrante do grupo de pesquisas em Análise do Discurso/UFMG. Possui interesse nas áreas de telejornalismo, discurso, representações sociais, crítica da cultura e grupos minoritários.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

Figueiredo, I. V. “Representações Da Surdez No Jornal Visual Minas”. Intexto, nº 24, julho de 2011, p. 89-102, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/15842.

Edição

Seção

Artigos