Articulações teóricometodológicas em uma experiência etnográfica com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111888

Palavras-chave:

Metodologia em Comunicação, Etnografia, Estudos Culturais Latino-Americanos, Cartografia, Adolescentes e redes sociais

Resumo

Neste artigo, propomos caminhos para investigar os modos pelos quais adolescentes participam dos circuitos de produção de sentido na internet. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita com um grupo de doze adolescentes goianos, na faixa etária de quinze a dezessete anos, estudantes de uma escola estadual em Aparecida de Goiânia, Goiás. Aqui, faremos uma análise dos procedimentos adotados na pesquisa de campo, fundamentada teoricamente nos Estudos da Cultura Latino-Americanos. O objetivo é elaborar uma proposta viável de realização de pesquisa empírica no campo da Comunicação, partindo dos usos sociais do YouTube e do Instagram, plataformas constituídas por múltiplos recursos audiovisuais populares entre os entrevistados. Portanto, a partir da combinação de técnicas etnográficas de produção de dados, tais como observação participante, discussão em grupo e entrevistas individuais em profundidade, mapeamos e discutimos os processos de circulação e ressignificação de imagens, considerando as necessidades específicas destes jovens. Destacamos, como resultados, a necessidade de manter uma postura flexível na dinâmica empírica para compreender as demandas dos entrevistados e acolher suas contribuições, sem perder de vista o eixo central da pesquisa, mas permitindo fazer adaptações em um processo reflexivo que deve acontecer não só na análise dos dados, mas também durante sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2), CNPq. Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Performances Culturais (PPGCom/PPGPC), Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: lara_lima_satler@ufg.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2509-6278 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7575445484262991

Ana Júlia de Freitas Carrijo

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Bolsista CAPES. E-mail: anajucarrijo@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0948153683101920

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Satler, L. L., e A. J. de F. Carrijo. “Articulações teóricometodológicas Em Uma Experiência etnográfica Com Adolescentes”. Intexto, nº 53, janeiro de 2022, p. 111888, doi:10.19132/1807-8583202253.111888.

Edição

Seção

Artigos