O discurso de promoção do Prêmio Nacional das Artes e sua alusão ao regime nazista alemão

Autores

  • Ingrid Pereira de Assis Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1568-0788
  • Paulo Victor Arouche Costa Leite Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.106517

Palavras-chave:

Discurso, Nazismo, Fascismo, Secretaria da Cultura, Roberto Alvim

Resumo

O objetivo do artigo é identificar as similaridades e aproximações entre o discurso proferido pelo então secretário especial da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, e as particularidades do regime nazista, a partir de um aporte teórico voltado à compreensão das peculiaridades discursivas. Aciona-se, neste artigo, a metodologia da Análise do Discurso, de forma menos sistemática e mais ensaística, amparando-se em proposições teóricas acerca da construção discursiva para elaborar uma reflexão interdisciplinar, compreendendo aspectos históricos e comunicacionais. Os procedimentos metodológicos empregados foram: a coleta documental do vídeo do pronunciamento analisado; a decupagem e a revisão bibliográfica sistemática, para formar o aporte teórico da investigação. O corpus da análise é, portanto, o vídeo de divulgação do Prêmio Nacional das Artes. Dentre as conclusões, aponta-se a identificação de elementos visuais e verbais que remetem ao discurso do regime totalitário alemão, utilizando inclusive o recurso da paráfrase.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Pereira de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal); mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e bacharel em Comunicação Social – Hab. Jornalismo, também pela UFMA, Brasil.

Paulo Victor Arouche Costa Leite, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Maranhão (PPGHIS- UFMA); licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

de Assis, I. P., e P. V. A. C. Leite. “O Discurso De promoção Do Prêmio Nacional Das Artes E Sua alusão Ao Regime Nazista alemão”. Intexto, nº 53, janeiro de 2022, p. 106517, doi:10.19132/1807-8583202253.106517.

Edição

Seção

Artigos