Credibilidade em jogo: o uso do fact-checking no portal G1 e a checagem colaborativa nas Organizações Globo

Autores

  • Marta Thaís Alencar Universidade Federal do Piauí
  • Jacqueline Lima Dourado Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.101015

Palavras-chave:

Jornalismo, Fact-checking, Economia Política da Comunicação

Resumo

O presente artigo analisa a checagem colaborativa do Fato ou Fake, serviço de monitoramento e checagem de conteúdos do Grupo Globo. Para tanto, o trabalho realiza um estudo de caso a partir das diretrizes contidas no Plano Editorial do Grupo e na seção Fato ou Fake do Portal G1, que pontuam o fact-checking como estratégia de credibilidade.

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Biografia do Autor

Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí

Jornalista. Especialista em Marketing Digital. Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membra do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM), Bolsista CAPES

Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM/UFPI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Alencar, M. T., e J. L. Dourado. “Credibilidade Em Jogo: O Uso Do Fact-Checking No Portal G1 E a Checagem Colaborativa Nas Organizações Globo”. Intexto, nº 53, janeiro de 2022, p. 101015, doi:10.19132/1807-8583202253.101015.

Edição

Seção

Artigos