Prorrogado o prazo de envio de submissões para o dossiê Teoria dos cineastas.

Intexto prorroga o prazo de envio de submissões para o dossiê Teoria dos cineastas.

NOVO prazo: 15 de maio de 2019

Submissão: https://seer.ufrgs.br/intexto

“Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro” com os editores convidados Bruno Leites, Eduardo Baggio e Marcelo Carvalho

Desde o seu início, o cinema inaugurou novas formas de pensamento pelo agenciamento de imagens, sons e silêncios. Como reconhecer, categorizar e pesquisar tais pensamentos produzidos por quem cria em cinema? O que seria um pensamento cinematográfico e como se relacionaria com a dimensão sensível do filme? Qual a relação entre o pensamento fílmico de cineastas e o pensamento que se constitui por enunciados linguísticos de pesquisadores que se dispõem a estudá-lo?

Convidamos interessados(as) em discutir o pensamento de cineastas e o impacto de suas ideias em suas obras a submeterem artigos ao dossiê “Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro”, edição especial da revista Intexto a ser publicada em dezembro de 2019.


Alguns eixos de abordagem sugeridos (mas não exclusivos):

Relações entre a prática teórica e os filmes de um(a) cineasta ou grupo de cineastas.
Sistematização de ideias de cineastas que existam apenas em estado de latência em filmes, entrevistas, manifestos etc.
Teorias e pensamentos sobre o cinema expressos por meio de recursos metalinguísticos em filmes de diferentes tendências, do cinema clássico ao cinema experimental.
Colaborações e tensões entre cineastas e pesquisadores(as).
Investigação de filmes como possíveis atos teóricos, incluindo tipologia, práticas, estilos; enfim, todas as questões relativas às considerações do filme como um ato teórico.
Tensionamentos das possibilidades e limites da Teoria dos Cineastas.
Proposição de diálogos da Teoria dos Cineastas com outras propostas teóricas relativas ou não ao cinema.