Notícias

Dossiê Flusser: 100 anos

 

Em maio deste ano completam-se 100 anos do nascimento do filósofo tcheco Vilém Flusser, que a perseguição nazista da Segunda Guerra trouxe ao Brasil em 1940. Aqui, o filósofo migrante viveu por 30 anos, naturalizou-se brasileiro e adotou São Paulo como uma de suas cidades, onde lecionou e escreveu a primeira parte de sua vasta obra, com temáticas vão da teoria da linguagem aos gestos humanos, passando pelo estudo da tradução e por preocupações com o futuro da escrita e das comunicações. 

É como teórico da mídia, contudo, que Flusser ficou conhecido em todo o mundo, principalmente por suas teorias sobre a pós-história e as imagens técnicas. Em diversos campos do conhecimento, Flusser é considerado um visionário, o que faz com que sua obra possa ser compreendida mais facilmente hoje do que em sua época. Ainda na década de 1980, o filósofo parecia antever muitas teorias que hoje são estudadas sobre a fotografia, a tradução e a relação arte-mídia.

Ao falecer em 1991, na fronteira entre a Alemanha e seu país natal, deixou um vasto legado cuja influência se espalha pelas Artes, pelo Design, pela Filosofia, pelas Letras e pela Comunicação, em várias línguas. Perspicaz em relação a um mundo altamente midiatizado e controlado pelas pontas dos dedos, Flusser cunhou conceitos que nos ajudam a navegar no caótico cenário da comunicação no século XXI, como “caixa preta”, “aparelho”, “codificação”, “imagem-técnica” e “ficção filosófica”. Sua originalidade desconcertante, contudo, foi considerada “profética”, o que limitou as contribuições teóricas desta que é uma das bases mais fecundas para pensarmos a produção midiática contemporânea.

Juntando-se às comemorações do centenário do autor, a Revista Intexto, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, convida a comunidade acadêmica a contribuir para uma edição especial, a fim de refletir sobre a importância do pensamento flusseriano para as nossas pesquisas em Comunicação. O dossiê parte da seguinte questão: quais as contribuições de Vilém Flusser para a compreensão dos processos comunicacionais e midiáticos e qual sua influência sobre a pesquisa acadêmica da área no Brasil? Encorajamos submissões que explorem um ou mais dos seguintes itens, mas não limitados por eles:

  • Imagens técnicas

  • Pós-História

  • A relação arte-mídia

  • A escrita ensaística e o pensamento por imagens

  • A ficção filosófica e as novas epistemologias da comunicação

  • Relação ontológica entre a imagem técnica e a forma do pensar

  • Comunicologia como crítica da cultura

  • Abordagem culturalista dos problemas comunicacionais

  • Relações e oposições entre Natureza e Cultura

  • Relações e oposições entre Diálogo e Discurso

  • Filosofia do design

  • Perspectivas dialógicas para a Comunicação

  • Os gestos como dispositivos comunicacionais

  • Relação entre língua e realidade

  • Linguagem como a criação de mundos possíveis

  • Tradução como um problema comunicacional

  • Dispositivos enquanto caixas-pretas

  • Relações espaciais e criação de vínculos

  • Conceito e preconceito

  • A literatura como articuladora do senso de realidade

  • A liberdade dos “funcionários” na era dos aparelhos

  • História das mídias conforme Vilém Flusser

  • A biografia única de Flusser

  • Migração, expatriação e o estrangeiro

 
Organizadores: Erick Felinto (UERJ), Marcio Telles (UFRGS), Osmar Gonçalves (UFC)
 
 
Publicado: 2020-04-07
 

Prorrogado o prazo de envio de submissões para o dossiê Teoria dos cineastas.

 

Intexto prorroga o prazo de envio de submissões para o dossiê Teoria dos cineastas.

NOVO prazo: 15 de maio de 2019

Submissão: https://seer.ufrgs.br/intexto

 
Publicado: 2019-04-29 Mais...
 

Dossiê Teoria dos cineastas

 

A Intexto abre chamada de trabalhos para o Dossiê temático “Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro”

 

Convidamos interessados(as) em discutir o pensamento de cineastas e o impacto de suas ideias em suas obras a submeterem artigos ao dossiê “Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro”, edição especial da revista Intexto a ser publicada em dezembro de 2019.

Prazo de envio: 30/04/2019

 

Veja a notícia completa para ver detalhes sobre sugestões temáticas e editores convidados.

 
Publicado: 2018-10-24 Mais...
 

Intexto se associa à ABEC

 
Anunciamos a filiação da revista Intexto (PPGCOM/UFRGS) à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)  
Publicado: 2017-07-03 Mais...
 

Dossiê Dinâmicas do imaginário nas comunicações contemporâneas

 

Prazo de submissão de trabalhos: 30 de março de 2017.

Data de publicação do dossiê: 15 de setembro de 2017.

Confira a chamada completa no corpo da  notícia.

 
Publicado: 2017-01-24 Mais...
 

Publicado Dossiê Semiótica da Comunicação

 

O número contou os professores Irene Machado (USP), Fábio Sadao Nakagawa (UFBA) e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (UFRB) como editores convidados.

 

 
Publicado: 2016-12-23
 

Histórico da Intexto publicado

 

Na edição especial de número 34 a Intexto comemorou os 20 anos do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em uma edição especial que contou com mais de 40 textos, capa e edição correlata na revista Em Questão (também componente do PPGCOM UFRGS, na área de Informação).

Em maio do presente ano, finaliza como última etapa desta comemoração com a publicação do histórico do periódico, que remonta sua trajetório desde seu lançamento, em 1997, aos dias de hoje, em que a Intexto se adequa a requisitos de excelência da publicação científica e da pesquisa em Comunicação.

Acesse o conteúdo do histórico.

 
Publicado: 2016-05-22
 

Novidades em 2015

 

A Intexto traz três importantes novidades em 2015:

- Mudança de periodicidade: a partir de 2015 publicaremos três edições por ano. A Intexto deixa de ser semestral e passa a ser quadrimensal;

- Adoção do sistema Online First, a fim de garantir agilidade na circulação dos textos submetidos à revista. Assim, tão logo os artigos estejam prontos para publicação, e antes da edição da Revista, estarão disponíveis em nosso site para consulta (http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/issue/view/2592).

- A terceira edição da Intexto deste ano será dedicada à comemoração dos 20 anos do PPGCOM/UFRGS, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 
Publicado: 2015-06-05
 

Edição n. 32

 

Está disponível desde o dia 05 de junho de 2015 a nova edição da revista Intexto, publicação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A Comissão Editorial informa que a revista recebe contribuições em fluxo contínuo, e convida os usuários a lerem os textos publicados em www.intexto.ufrgs.br.

 
Publicado: 2014-12-16
 

Mudanças para 2014

 
Prezados autores,
 
A partir de 2014 as revistas Intexto e Em Questão, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, passarão por reformas editoriais com objetivo melhor responder aos desafios das áreas de Ciências da Comunicação e da Informação, especialmente no que tange ao foco de suas inserções. 
Por essa razão, solicitamos aos autores cujos textos sejam da área de Ciências da Comunicação que continuem enviando seus artigos para a Revista Intexto (http://www.intexto.ufrgs.br), e aos autores cujos textos sejam da área de Ciências da Informação que enviem seus artigos para a Revista Em Questão (http://www.emquestao.ufrgs.br).
 
Atenciosamente,
 
Comissão Editorial Intexto
 
Publicado: 2013-12-23
 
1 a 10 de 10 itens