Educar para a paz
Resumo
Neste artigo entende-se a violência como existente em todos os aspectos da cultura, incluindo não só danos físicos mas também encontrando-a estruturada nas relações diárias entre as pessoas – em todos os lugares onde os seres humanos são tratados de forma instrumental, exploradora ou manipuladora. Argumenta-se que as escolas não evocam o problema da violência, mas, ao invés disso, são lugares onde muitas vezes se enfatizam interesses acadêmicos limitados e uma cultura de competição e submissão. O autor argumentaque é preciso uma ampla visão holística que eduque as crianças como ser moral, social e espiritual. São sugeridas várias áreas para a busca de uma pedagogia da paz, incluindo o repúdio às noções absolutistas da verdade, a importância da justiça social e da dignidade humana, a afirmação significando algo além daquilo que é oferecido pelo consumismo ou dogmatismo religioso, a transformação da cultura de competição e escassez e o saber crítico dos meios de comunicação.
Educate for peace - Abstract: In this article violence is understood as existing in every aspect of culture including not just through physical harm but structured into the everyday relations between people – in all those places where human beings are treated in instrumental, exploitative or manipulative ways. Schools, it is argued, do not address the problem of violence but instead are increasingly places that emphasize narrow academic concerns and a culture of competition and conformity. The author argues that what is needed is a broad holistic vision that educates children as moral, social and spiritual beings. Several areas are suggested for pursuing a pedagogy of peace including rejecting absolutist notions of truth, the importance of social justice and human dignity, affirming meaning beyond that offered by consumerism or religious dogmatism, transforming the culture of competition and scarcity, and critical media literacy.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Permissões
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
----------------------
Copyright and Permissions
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC-BY) that allows sharing the article with acknowledgment of its initial publication in this journal.
b) Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (e.g.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
c) Authors are permitted and encouraged to post their article online (e.g.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of the published work.