Educar para a paz

Autores

  • Svi Shapiro Universidade da Carolina do Norte em Greensboro (EUA)

Resumo

Neste artigo entende-se a violência como existente em todos os aspectos da cultura, incluindo não só danos físicos mas também encontrando-a estruturada nas relações diárias entre as pessoas – em todos os lugares onde os seres humanos são tratados de forma instrumental, exploradora ou manipuladora. Argumenta-se que as escolas não evocam o problema da violência, mas, ao invés disso, são lugares onde muitas vezes se enfatizam interesses acadêmicos limitados e uma cultura de competição e submissão. O autor argumentaque é preciso uma ampla visão holística que eduque as crianças como ser moral, social e espiritual. São sugeridas várias áreas para a busca de uma pedagogia da paz, incluindo o repúdio às noções absolutistas da verdade, a importância da justiça social e da dignidade humana, a afirmação significando algo além daquilo que é oferecido pelo consumismo ou dogmatismo religioso, a transformação da cultura de competição e escassez e o saber crítico dos meios de comunicação.

 

Educate for peace - Abstract: In this article violence is understood as existing in every aspect of culture including not just through physical harm but structured into the everyday relations between people – in all those places where human beings are treated in instrumental, exploitative or manipulative ways. Schools, it is argued, do not address the problem of violence but instead are increasingly places that emphasize narrow academic concerns and a culture of competition and conformity. The author argues that what is needed is a broad holistic vision that educates children as moral, social and spiritual beings. Several areas are suggested for pursuing a pedagogy of peace including rejecting absolutist notions of truth, the importance of social justice and human dignity, affirming meaning beyond that offered by consumerism or religious dogmatism, transforming the culture of competition and scarcity, and critical media literacy.

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Publicado

2011-08-14

Edição

Seção

Dossiê