A variação no emprego da terminologia anatômica no âmbito da educação física: um estudo exploratório

Autores/as

  • Márcia dos Santos Dornelles

Palabras clave:

Terminologia, Variação terminológica, Terminologia Anatômica, Educação física

Resumen

A variação é um fenômeno inerente a toda língua natural, portanto ela afeta as terminologias, como parte desse sistema. A Terminologia Anatômica Internacional (TAI) foi traduzida para o português pela Sociedade Brasileira de Anatomia em 2001 e tem valor de norma. No entanto, ela não é seguida estritamente por todos os profissionais da área da Saúde. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar os diferentes usos da terminologia anatômica em artigos científicos de Educação Física comparados com a TAI. Para tanto, foram analisados oito artigos em português de três revistas brasileiras desta área, e foram listados os termos anatômicos invariantes e os variantes. Adicionalmente, verificou-se no Google Acadêmico a frequência dos termos variantes e dos seus equivalentes na TAI. Como fundamentação teórica, apoiamo-nos nas contribuições da Socioterminologia e da Teoria Comunicativa da Terminologia para o enfoque da variação terminológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia dos Santos Dornelles

Mestranda em Letras (Teorias Linguísticas do Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; servidora técnico-administrativa da Escola de Educação Física da mesma Universidade; especialista em Estudos Linguísticos do Texto também pela UFRGS.

Publicado

27-12-2014

Cómo citar

Santos Dornelles, M. dos. (2014). A variação no emprego da terminologia anatômica no âmbito da educação física: um estudo exploratório. Debate Terminológico, (12), 3–20. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/52587

Número

Sección

Artículos Sección Libre