Sinonimologia e tipologia contrastiva da sinonímia terminológica em medicina

Autores/as

  • Madalena Contente Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • João Magalhães Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Palabras clave:

Sinonímia, Sinonimologia, Sinonímia Intralinguística, Sinonímia Terminológica, Sinonímia Diferencial

Resumen

O estudo da sinonímia em terminologia apresenta aspectos teóricos específicos, sobretudo a nível de tipologia, na relação entre sistema conceptual e sistema linguístico. o facto de os termos poderem ser comutáveis num determinado tipo de discurso, não implica, forçosamente, uma identidade em matéria de significação e de referência.

Numa relação de sinonímia denominativa, um conceito corresponde a dois ou mais termos que representam diferentes maneiras de o denominar, sem o modificar enquanto entidade que descreve um referente. a existência de uma sinonímia em língua de especialidade resulta de aspectos cognitivos, revestindo-se de factores que implicam uma análise socioterminológica.

Numa abordagem analítica da sinonímia verificamos a formação de sinónimos que podem ter uma forma parcial ou completamente diferente. apresentamos uma tipologia da sinonímia intralinguística que contrasta as diferentes construções sinonímicas, permitindo verificar a diversidade a nível da conceptualização e da lexicalização desta terminologia. para o estudo da sinonímia terminológica, estabelecemos uma análise que designámos de sinonímia diferencial, efectuada a partir de traços semântico-conceptuais de cada termo, que deverão ser estabelecidos pelo sistema funcional da língua de especialidade, baseada na teoria da semântica diferencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

06-07-2011

Cómo citar

Contente, M., & Magalhães, J. (2011). Sinonimologia e tipologia contrastiva da sinonímia terminológica em medicina. Debate Terminológico, (01). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/21289

Número

Sección

Artículos Sección Libre