Prueba de léxico especializado para estudiantes de nutrición: una aplicación de la terminología en la evaluación de vocabulario

Autores

  • Adriana Medellín Gómez Universidad Autónoma de Querétaro, México
  • Ignacio Rodríguez Sánchez Universidad Autónoma de Querétaro, México
  • Alejandra Auza Benavides Universidad Autónoma de Querétaro, México

Palavras-chave:

Nutrição, Lingüística de Corpus, Terminologia, Medição de Vocabulário

Resumo

Este estudo apresenta a metodologia, o desenvolvimento e os resultados da aplicação de uma prova de decisão léxica capaz de medir objetivamente a exposição feita a um léxico especializado. Foi construído e analisado um corpus de nutrição em espanhol de 1.026.107 palavras, do qual foram extraídos 871 candidatos a término. Foram selecionados no corpus 54 prefixos de alta freqüência para se obter 112 não palavras. Posteriormente dois expertos da área foram consultados para a seleção final dos términos. Finalmente foi elaborada uma prova (checklist) de 200 palavras: 160 palavras y 40 não palavras. No estudo participaram 104 estudantes da licenciatura em nutrição da UAQ. Estes estudantes pertenciam ao segundo, quarto, sexto e oitavo semestres do programa. Um grupo de 40 estudantes do segundo grau foi utilizado como grupo de controle. Os resultados indicam que o número de palavras que os participantes conheciam aumentou em relação ao semestre que cursavam e é significativamente diferente entre os semestres. estes resultados demonstram a viabilidade e efetividade de utilizar este tipo de provas de decisão léxica como meio para avaliar a evolução do conhecimento de vocabulário especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Medellín Gómez, Universidad Autónoma de Querétaro, México

Adriana Medellín Gómez es Licenciada en Ciencias de la Comunicación por la Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México, cursó sus estudios de Maestría en Lingüística en la Universidad Autónoma de Querétaro, México, en donde actualmente cursa el Doctorado en Lingüistica y se desempeña como Coordinadora de Divulgación Científica.

Publicado

2011-06-08

Edição

Seção

Artículos Sección Libre