Documentos escolares individuais: um estudo exploratório sobre os segmentos estruturais do texto
Palabras clave:
terminologia, texto especializado, documentos escolares individuaisResumen
La distinção de um texto especializado pode ser feita por meio da captura de sua terminologia, pois na perspectiva comunicativa (CABRÉ, 1993), são os termos que assumem o papel de veicular o conhecimento especializado. O presente trabalho objetiva analisar o texto especializado e a produção de unidades terminológicas no domínio dos documentos escolares individuais. Destacamos alguns aspectos da estrutura e organização do texto especializado como elemento fundamental para a identificação e caracterização quanto aos aspectos morfossintáticos e léxico-semânticos da sua terminologia. O corpus é formado por onze textos do domínio dos documentos escolares individuais, escritos em português, expedidos por instituições pertencentes ao sistema educacional brasileiro nos níveis federal e particular. Os textos que veiculam o conhecimento especializado no domínio estudado revelam uma terminologia de natureza diferenciada por dar conta de uma dimensão cognitiva valorizada na sociedade e por possuir caráter de fé pública. Dado o grau de especialidade que apresentam em seu contexto de uso, algumas unidades léxicas podem ser consideradas termos confirmando a natureza multifacetada dessas unidades de acordo com a perspeciva da Teoria Comunicativa de Terminologia (TCT).Descargas
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Publicado
31-12-2015
Cómo citar
Assumpção, G. de F. P. de. (2015). Documentos escolares individuais: um estudo exploratório sobre os segmentos estruturais do texto. Debate Terminológico, (13), 67–83. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/13_2015_06
Número
Sección
Artículos Sección Libre
Licencia
Derechos de autor 2015 Debate Terminológico

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