Documentos escolares individuais: um estudo exploratório sobre os segmentos estruturais do texto

Autores/as

  • Glória de Fátima Pinotti de Assumpção

Palabras clave:

terminologia, texto especializado, documentos escolares individuais

Resumen

La distinção de um texto especializado pode ser feita por meio da captura de sua terminologia, pois na perspectiva comunicativa (CABRÉ, 1993), são os termos que assumem o papel de veicular o conhecimento especializado. O presente trabalho objetiva analisar o texto especializado e a produção de unidades terminológicas no domínio dos documentos escolares individuais. Destacamos alguns aspectos da estrutura e organização do texto especializado como elemento fundamental para a identificação e caracterização quanto aos aspectos morfossintáticos e léxico-semânticos da sua terminologia. O corpus é formado por onze textos do domínio dos documentos escolares individuais, escritos em português, expedidos por instituições pertencentes ao sistema educacional brasileiro nos níveis federal e particular. Os textos que veiculam o conhecimento especializado no domínio estudado revelam uma terminologia de natureza diferenciada por dar conta de uma dimensão cognitiva valorizada na sociedade e por possuir caráter de fé pública. Dado o grau de especialidade que apresentam em seu contexto de uso, algumas unidades léxicas podem ser consideradas termos confirmando a natureza multifacetada dessas unidades de acordo com a perspeciva da Teoria Comunicativa de Terminologia (TCT).

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Publicado

31-12-2015

Cómo citar

Assumpção, G. de F. P. de. (2015). Documentos escolares individuais: um estudo exploratório sobre os segmentos estruturais do texto. Debate Terminológico, (13), 67–83. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/13_2015_06

Número

Sección

Artículos Sección Libre