Terminografia versus lexicografia especializada: questões concernentes à produção de dicionários especializados e as bases teórico-metodológicas do dicionário de lexicografia brasileira

Autores

  • Lucimara Alves Costa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fiho- UNESP- São José do Rio Preto

Palavras-chave:

lexicografia especializada, terminografia, dicionário especializado, dicionário de lexicografia brasileira

Resumo

Um dos principais pontos de diferenciação entre Lexicografia e Terminologia consiste, justamente, no enfoque dado à linguagem e no léxico por elas trabalhado, ou seja, a Lexicografia trata do léxico da língua geral e, por isso, ocupa-se da criação de dicionários de língua geral. A Terminologia, por sua vez, ocupa-se apenas de uma parcela desse léxico, isto é, a linguagem especializada de um determinado domínio e a criação de dicionários especializados (Terminografia). Sendo assim, o que seria a Lexicografia Especializada e qual a sua função? Neste trabalho, propõe-se discorrer sobre a relação entre Terminografia e Lexicografia Especializada e sobre a criação do Dicionário de Lexicografia Brasileira, fruto de um trabalho de tese desenvolvido na Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBILCE e a Universitat Pompeu Fabra - UPF/IULA, Espanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Alves Costa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fiho- UNESP- São José do Rio Preto

(Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBILCE - Brasil e pela Universitat Pompeu Fabra - UPF - Espanha. E mail: lucimara.costa@hotmail.com)

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artículos Sección Libre