Cultura de segurança do paciente na área materno-infantil de hospital universitário

Autores

  • Vitoria Sandri Pedroni
  • Helga Geremias Gouveia
  • Letícia Becker Vieira
  • Wiliam Wegner
  • Adriana Catarina de Souza Oliveira
  • Maxuel Cruz dos Santos
  • Franciela Delazeri Carlotto

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Cultura organizacional. Qualidade da assistência à saúde. Saúde materno-infantil.

Resumo

Objetivo: Avaliar a cultura de segurança do paciente na perspectiva de enfermeiros e médicos atuantes na área materno-infantil. Método: Estudo transversal, realizado de janeiro a setembro de 2018, com 41 profissionais do Centro Obstétrico e internação obstétrica de hospital universitário do sul do país, utilizando o Hospital Survey on Patient Safety Culture, com 12 dimensões da cultura de segurança, mensuradas por meio de um escore geral (0 a 10) e percentuais de respostas positivas para aferir fortalezas e fragilidades. Resultados: A ação de supervisores/chefes foi considerada uma fortaleza, tendo 78,2% de respostas positivas; já no que diz respeito à comunicação, considerou-se uma fragilidade, pontuando 13,2%. A nota geral de segurança do paciente foi de muito boa, nota 4, num intervalo de confiança de 95%.
Conclusão: Com a identificação das fortalezas e fragilidades da segurança do paciente é possível planejar ações de melhoria. Destacamos que a abordagem não punitiva é essencial. Palavras-chave: Segurança do paciente. Cultura organizacional. Qualidade da assistência à saúde. Saúde materno-infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-01-21

Como Citar

1.
Sandri Pedroni V, Geremias Gouveia H, Becker Vieira L, Wegner W, Catarina de Souza Oliveira A, Cruz dos Santos M, Delazeri Carlotto F. Cultura de segurança do paciente na área materno-infantil de hospital universitário. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de janeiro de 2020 [citado 29º de março de 2024];41. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99759